Primeiro Encontro Jovem Comunica reúne 60 pessoas
Tem inicio a 2° fase “O que minha escola tem”
Cinco escolas da rede pública de ensino da região de São Miguel Paulista se reuniram nesta sexta-feira, dia 14 de maio, para o primeiro 'Encontrão' Jovem Comunica no CDC Tide Setúbal. Com temas sobre diversidade, violência e uma oficina de blog. Esse encontro contou com a presença de alunos e educadores das escolas EMEF Antonio Carlos de Andrada e Silva, EMEF Dom Paulo Rolim Loureiro, EE Eng.Viriato Parigot de Souza, EE Shinquichi Agari e E.E Reverendo Urbano. Foram 60 pessoas reunidas e dispostas a fazer comunicação em prol da educação e cidadania.
Uma história para sensibilização abriu a primeira parte do encontro, contada pelo coordenador do Núcleo de Comunicação Comunitária São Miguel no Ar (NCC), José Luiz Adeve (o Cometa). Depois uma roda de conversa sobre diversidade e violência foi mediada pela Coordenadora do Mundo Jovem, Viviane Hercowitz.
Na segunda parte do encontro foi realizada a oficina de blog ministrada pelas estagiárias do NCC Elizangela Sousa e Jéssica Araújo, com o objetivo de que cada escola faça seu blog, para iniciar a construção de uma rede de compartilhamento de informações, conhecimentos e reflexões. A continuação desta oficina ocorrerá nas próprias escolas até o final do mês de maio.
"Quero parabenizar o Jovem Comunica, pois hoje mesmo veio uma mãe conversar comigo, muito satisfeita com a participação do seu filho neste projeto. Inclusive, parabenizou a escola por permitir ações assim”- conta a Coordenadora Fátima da E.E. Eng. Viriato Parigot de Souza.
Os encontros entre as escolas acontecem mensalmente, sempre trazendo um tema chave para discussão e uma oficina prática de um veículo de comunicação. Mas, diariamente, o Jovem Comunica realiza ações nas escolas, sempre estimulando e provocando reflexões críticas sobre cidadania e, a partir daí, os jovens e educadores produzem conhecimento e comunicação qualificada.
“Projetos como esse deveriam acontecer em todas as escolas, pois trazem enriquecimento na formação dos alunos como cidadãos atuantes na sociedade", declara a coordenadora Fátima. "Em vinte anos de escola, nunca aconteceu algo tão interessante assim, gostei muito" – afirma a Profa. de Inglês Maria Luiza, EMEF Antonio Carlos de Andrada e Silva, sobre o início das oficinas nesta segunda – feira, dia 17 de maio.
Andrelissa Ruiz
Educadora Jovem Comunica
Postar um comentário