A Terra dos temperos no Jardim Lapenna
Na terra dos temperos e dos arranjos criativos brasileiros, numa cozinha, orquestralmente numa espécie de dinâmica musical, extraída da sonoridade dos utensílios, dos movimentos e gestos, culinariamente misturam-se bens simbólicos nascidos nos rincões, cantos, sertões de viver e cozinhar, com a sabedoria e vontade de aprender, em intervalos melódicos nas provocações de Mara Salles. São tantas receitas, tantos sabores.
Vaca atolada, cuscuz, suco de cupuaçu, saudades. Pratos que revelam a infância, juventude, nas atitudes de cozinhar artisticamente, num coletivo para refinamento, a partir do que se traz da própria vida. Muitas vezes com noz moscada, pimenta e sal à gosto, em parcos e esvaziados cardápios de fome que ficaram para trás, ou ainda, num apurar de oportunidades para superar as dificuldades, sem despensa farta, mas com um sentir digno de ensinar tantas receitas arretadas e aprender a valorizá-las. Reconhecer-se nessa história, na real possibilidade de cada um se afirmar como sujeito, em não esquecer nenhuma parada de seu itinerário, nenhuma receita do repertório culinário, com liberdade de falar, a partir de vários lugares, de tantas cozinhas e receitas dentro dessa cozinha, aqui mesmo em São Miguel Paulista, dialogando com o mundo.
_________________________________________________________________________________________________
Legal! O quadro Cultura a Rodo, do programa LOGIN - TV Cultura veio até o Galpão de Cultura e Cidadania conferir essa Oficina. Assista!
http://bit.ly/cuO7vM
__________________________________________________________________________________________________
Coord. Núcleo de Comunicação Comunitária
Postar um comentário