para a construção de uma Universidade Federal
na Zona Leste
A construção da Universidade Federal na Zona Leste foi um dos assuntos principais discutidos na Reunião do Povo do Jardim Lapenna, União de Vila Nova, Sítio Mirim e adjacências, que aconteceu na segunda - feira, dia 07 de junho, pela manhã, no Galpão de Cultura e Cidadania, em São Miguel Paulista.
A reunião contou com a participação de cerca de 30 pessoas, dentre elas o padre Ticão, o pastor Wellington Paulino, agentes da UBS União de Vila Nova, moradores e representantes da Fundação Tide Setubal e da Sociedade Amigos do Jardim Lapenna e promoveu o esclarecimento dos vários pontos discutidos, além de fortalecer a mobilização em prol das conquistas para a região.
“Me sinto feliz e gratificado, porque estamos construindo uma vida feliz para todos. Estamos lutando juntos e as pessoas estão mais conscientes de seus direitos e deveres”, afirma Wellignton Paulino.
Dentre as conquistas reivindicadas está a implantação da Universidade Federal na Zona Leste. Moradores se mobilizam para apresentar um abaixo assinado, que visa solicitar a compra imediata do terreno para a construção da Universidade. “Eu não vou usar, mas meus netos vão”, diz Maria da Glória Oliveira, moradora do Jardim Lapenna que participou do encontro. O local escolhido para a implantação do campus fica em Itaquera, na avenida Jacu Pêssego.
A articulação pela construção da Universidade na região se intensificou desde o final do ano passado, quando o prefeito da cidade de São Paulo Gilberto Kassab apresentou a proposta de implantação desse novo campus. Segundo padre Ticão, "todas as conquistas necessárias na Zona Leste só acontecem com o povo pressionando. A Universidade já está vindo, o Governo Federal e o Conselho Universitário da Unifesp aprovaram a instalação da Universidade no local. Falta apenas o prefeito realizar a compra do terreno. Ele prometeu e a comunidade tem que pressionar”.
Outro ponto discutido na reunião foi a construção do Posto de Saúde do Jardim Lapenna. Depois de várias reuniões e reivindicações, os moradores estão cada vez mais perto de conseguir a unidade na região.“Estou feliz com o andamento da UBS. Não é de agora que a gente está lutando e é importantíssimo esse trabalho em conjunto. Assim, um reforça o outro”, afirma Maria da Glória Oliveira.
Vários encaminhamentos resultaram deste encontro e próximas reuniões já foram marcadas.
Katia Ramalho
Estagiária do NCC
Postar um comentário