NCC SMnoAr acompanha essa conquista
“Estou há 12 anos no Mercado e nunca vi uma reforma assim. Todo dia tem gente tirando foto, realmente o Mercado está mudando muito”, diz Roberto Takarachi, comerciante.A proposta de revitalização está dividida em quatro fases e para discutir as propostas e avançar no projeto de revitalização, dia 16 de julho, pela manhã, foi realizado um encontro com representantes do poder público e da sociedade civil.
O encontro aconteceu no auditório da E.E. Dom Pedro I e contou a presença da Maria Alice Setubal, presidente da Fundação Tide Setubal, Ruy Ohtake, arquiteto responsável pela obra, José Antônio, da Ordem dos Advogados do Brasil, Antônio Abraão, da Associação Comercial de São Miguel Paulista, Padre Ticão, deputados Paulo Teixeira e Simão Pedro, Roberto Takarachi, comerciante do Mercado Municipal e Luís França, do Movimento Nossa Zona leste, mediador da reunião.
“Não é um trabalho isolado, mas que faz parte do contexto da valorização da cidadania. Além da parte de abastecimento, o Mercado tem um lado humano, social e cultural. São Miguel foi o roteiro da população nordestina que veio aqui morar e essa valorização é que dá a cultura e identidade do lugar. O Mercado vai se tornar um ponto turístico, de referência cultural, e é esse o caminho que eu acho importante”, reforça Ruy Ohtake.
A reforma faz parte do roteiro cultural e turístico da Zona Leste e, de acordo com o projeto aprovado, o Mercado Municipal será ampliado e ganhará novas instalações. Um mini-shopping, uma praça de alimentação, com módulos para café e restaurante, um palco para manifestações culturais e um auditório com área para exposições são algumas das obras inseridas nas fases do projeto, além de uma incubadora de empresas.
“Comecei a trabalhar no Mercado Municipal aos 16 anos, vendendo hortifruti com meu pai, e já completou 42 anos que estou aqui. O prédio clamava por uma reforma e sem dúvida já melhorou. Deu uma nova cara para o Mercado e atraiu mais público, mas acho que a reforma está muito lenta”, diz José Agostinho.
As obras de revitalização do Mercado Municipal são uma realização da Prefeitura da Cidade de São Paulo,Sub-prefeitura de São Miguel, Secretaria de Coordenação da Sub-prefeitura de São Paulo, Ministério do Turismo, em parceria com a Fundação Tide Setubal.
Katia Ramalho
Estagiária NCC
Postar um comentário