PUBLICIDADE
PATRÍCIA GOMES
DE SÃO PAULO
Julho, finalmente, está aí. Para quem está em ano de vestibular, esses dias de folga são preciosos. Mas preciosos para quê? Para pôr a matéria em dia ou descansar?
A resposta a essa pergunta, infelizmente, não é fácil nem igual para todos os candidatos porque depende de alguns fatores, como a concorrência do curso pretendido e o domínio das matérias estudadas até aqui.
De acordo com Paulo Lima, coordenador pedagógico do CPV, o primeiro passo para definir a proporção entre estudo e lazer nas férias é fazer uma autoavaliação sobre seu desempenho desde o início do ano. Nesse ponto, contam agilidade para resolver exercícios, conhecimento das teorias das disciplinas e facilidade para a redação.
A intenção dessa análise é diagnosticar pontos fracos para saná-los nas férias, que devem ser encaradas como um período estratégico.
"Vestibular é como um jogo de dois tempos. Julho é o intervalo. No vestiário, o técnico tem que acertar o time para a equipe voltar com tudo e ganhar o jogo", brinca Miguel Arruda, coordenador do colégio Santo Américo, que orienta os alunos a não abandonar os estudos "para se manter aquecidos".
E, para não perder o ritmo, a dica de Lima é que o aluno que estiver em dia com a matéria divida seu tempo da seguinte forma: 1/3 para estudo e 2/3 para diversão.
Se as coisas não estão tão em ordem ou se o curso desejado é concorrido, o melhor é inverter essas proporções.
Arte sobre foto de Letícia Moreira/Folhapress

Já Juliana de Andrade, 18, que quer direito, pretende estudar só na última semana de férias, com ênfase em história e geografia, suas específicas. "Quero fazer uma revisão e, se der, adiantar um pouco da matéria."
A aluna pretende ainda aproveitar o tempo livre para se dedicar às obras da lista unificada de USP e Unicamp.
Daniel Grillo, 17, aluno do Augusto Laranja, também quer adiantar a leitura das obras literárias nas férias recém-começadas. O aluno, que passou na primeira fase como treineiro no ano passado para a Poli, na USP, levou para a fazenda de um amigo, onde passará alguns dias, "Vidas Secas" (Graciliano Ramos) e "Antologia Poética" (Vinicius de Moraes).
Organize-se
Para os decididos a estudar nas férias, o Fovest apresenta, na página 6, um cronograma geral de estudos feito pelo CPV. Nele, há a indicação das matérias mais importantes do primeiro semestre, divididas por disciplina.
Postar um comentário