Iniciativa de Professor da Rede Pública estimula a leitura

Recebemos uma carta do Prof. Laércio de Almeida, professor de língua portuguesa da Rede Pública, da cidade Botucatu, que nos parabeniza pelo trabalho desenvolvido, no que diz respeito ao estímulo à leitura e escrita. O professor nos conta sobre uma ação de transformar o “espaço público numa espécie de grande livro".
Ao ler a carta enviada pelo professor, nossa equipe refletiu sobre as possibilidades de avançar e qualificar as ações de letramento, o que rendeu uma boa conversa em nossa reunião de planejamento, ocorrida na última segunda – feira, 25 de outubro. Eis a nossa reflexão, manifestada literariamente:
As ruas dos bairros de Botucatu são verdadeiros livros, tanto quanto expressivos e com provocações para reflexões sobre a cidade, como por exemplo, um livro de viver e imaginar histórias similar à obra “Cidades Invisíveis” de Ítalo Calvino”, muito conhecida e discutida por aqui, no Núcleo de Comunicação Comunitária.
Se pudéssemos ampliar a colheita de histórias individuais e coletivas e levá-las às escolas, às praças e às ruas, numa composição editorial - local, tendo como referência a experiência do Professor Laércio e seus alunos, certamente ao que atribuímos o nome de intervenção, tornar-se-ia decorrência e, incorporada estaria “a contação de história no espaço geográfico”, como denomina o professor, a fazer sentido pleno, quando julgamos levar às pessoas o que atribuímos como necessário para suas vidas.
Perfeito, um professor de língua portuguesa iniciou em 2007, na cidade de Botucatu, uma ação com alunos do ciclo II e ensino médio, que consiste em colher histórias das pessoas, sobretudo as memórias de vida e escola. Essa “captação literária” ocorreu em 3 bairros e foram mais de 200 histórias, que na metade de 2011 compõem um “espaço interativo para ler, ouvir, assistir e se ver” , que contará com o apoio da Prefeitura.
O NCC pretende acompanhar, mesmo à distância, mas tão perto pela identificação de propósitos, essa história que assim como tantas outras torna-se referência para iniciativas de se reconhecer no espaço geográfico que se vive e de fortalecimento dos laços culturais e afetivos.
Equipe NCC
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