Parceria entre a Fundação Tide Setubal e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, o projeto Sintonia Cidadã é realizado pelos núcleos CPDOC, Mundo Jovem e NCC
ERA UMA VEZ... um projeto chamado Futebol e Cidadania, no qual psicólogos da equipe Mundo Jovem conversavam com os meninos e meninas que treinam futebol no CDC Tide Setubal sobre sexualidade, drogas, cidadania, meio ambiente, trabalho e diversos temas do cotidiano da adolescência. Mas, aos poucos, a equipe observou que esses jovens apresentavam certas dificuldades na leitura e escrita e que, então, eles precisavam fazer algo para melhorar esse cenário.
Foi assim que a equipe Mundo Jovem se aproximou do NCC, que sempre realiza oficinas de comunicação voltadas, sobretudo, ao letramento dos seus participantes. Pronto! Era o que o Futebol e Cidadania precisava, uma atividade para aprimorar o letramento. Surge então a Oficina de Comunicação Esportiva, todas as sextas-feiras após o treino do futebol.
Essa oficina contou com um grupo de oito a doze participantes, que aprenderam a narrar jogos, fazer entrevistas, filmar, e começaram a fazer coberturas dos eventos esportivos do CDC Tide Setubal e dos eventos culturais dos espaços geridos pela Fundação Tide Setubal, como no Galpão.
Porém, certo dia, a equipe foi diminuindo, diminuindo... e então as equipes NCC e Mundo Jovem chamaram os meninos para uma conversa:
- O que está acontecendo? Por que vocês estão faltando? - perguntam os educadores.
- Nossos pais cobram que a gente vá trabalhar, ganhar dinheiro para ajudar em casa. - respondem os jovens.
E foi nessa conversa que surgiu a ideia e a vontade de fazer essa oficina torna-se um núcleo de comunicação esportiva com transferência de renda, para, no futuro, quem sabe, gerar renda aproveitando os tempos de Olimpíada e Copa do Mundo no Brasil. FIM
A partir dessa história, surgiu o projeto Sintonia Cidadã, uma parceria da Fundação Tide Setubal com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, que propõe aos 15 jovens selecionados formações voltadas à comunicação esportiva, elaboração de projetos, reflexões sobre cidadania, contribuição no desenvolvimento das práticas esportivas locais, apreensão do uso das tecnologias de comunicação e o despertar ao empreendedorismo.
O Sintonia Cidadã é uma parceria entre os núcleos CPDOC, Mundo Jovem e NCC, com duração de um ano e encontros que totalizam 20 horas semanais. Os temas propostos nas formações são, além das técnicas de comunicação e mídias cidadãs, elaboração e gestão de projetos, cartografia territorial e formações temáticas a partir do trabalho do núcleo Mundo Jovem.
1º Encontro
No primeiro encontro do projeto, tivemos a presença dos convidados Rogério Zagallo, formado em Rádio e TV, produziu documentários como o Juventus - Rumo à Tóquio e Primeiro Tempo (documentário sobre Palmeiras), e também a presença de Marcelo do Ó, jornalista e locutor esportivo do Portal Terra.
Os convidados contaram suas trajetórias, mostraram alguns trabalhos e participaram de uma roda de conversa com os 15 jovens selecionados no projeto.
“Achei muito legal poder conhecer o trabalho de profissionais, isso motiva a gente que está começando, ainda mais pelo fato de que achei os dois convidados super humildes, pensei que eles iriam chegar na maior “marra”, mas não, conversaram com a gente numa boa”, conta Heloísa Cardoso, 17 anos, jogadora de futebol amador e participante do Sintonia Cidadã.
Os próximos encontros serão sobre rádio e a ideia é produzir programas de rádio web, para depois realizar uma rádio de rua esportiva e, futuramente, um projeto de rádio com autofalantes num local esportivo da região.
Agora, acompanhe o vídeo de apresentação dos selecionados:
--
Andrelissa Ruiz
Educadora NCC
Postar um comentário