segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Uma dica de leitura para educadores que desejam aperfeiçoar o trabalho de comunicação na escola:

Os exercícios do ver: hegemonia audiovisual e ficção televisiva
por Jesús Martín-Barbero e Gérman Rey*


Leia abaixo um trecho do livro:

DISSEMINAÇÃO DO SABER E NOVOS MODOS DE VER/LER

Um dos desafios mais graves que o ecossistema comunicativo faz à educação reside no reforço da divisão social e da exclusão cultural e política aí produzida. Porque, enquanto os filhos das classes abastadas entram em interação com o ecossistema informacional e comunicativo, a partir de seu próprio lar, os filhos das classes populares – cuja escolas públicas não têm, na sua imensa maioria, a mínima interação com o entorno informático, sendo para eles a escola o espaço decisivo de acesso às novas formas de conhecimento – estão sendo excluídos do novo campo laboral e profissional que a cultura tecnológica prefigura. Daí a importância estratégica cobrada hoje por uma escola capaz de um uso criativo e crítico das mídias audiovisuais e das tecnologias informáticas.

Isso será possível somente numa escola que transforme seu modelo (e sua práxis) de comunicação, isto é, que torne possível o trânsito de um modelo linear – que encadeia unidirecionalmente graus, idades e pacotes de conhecimento – a outro descentrado e plural, cuja chave é o “encontro” do palimpsesto e do hipertexto.

Entendo por palimpsesto o texto no qual um passado apagado emerge tenazmente, embora imprecisamente, nas entrelinhas escritas pelo presente; e por hipertexto uma escrita não seqüencial, mas uma montagem de conexões em rede que, ao permitir/exigir uma multiplicidade de trajetos, transforma a leitura em escrita.

Enquanto o tecido do palimpsesto nos põe em contacto com a memória – e com a pluralidade de tempos – que todo texto carrega, acumula, o hipertexto remete à enciclopédia, às possibilidades presentes na intertextualidade e intermidialidade. Duplo e imbricado movimento que nos exige substituir o lamento moralista por um projeto ético: o do fortalecimento da consciência histórica, única possibilidade de uma memória que não seja mera moda retrô, nem evasão das complexidades do presente Porque, somente assumindo a tecnicidade midiática como dimensão estratégica da cultura, a escola pode, hoje, se inserir nos processos de mudança que nossa sociedade vive e interatuar com os campos de experiência, nos quais hoje se processam estas mudanças: desterritorialização/relocalização das identidades, hibridações da ciência e da arte, das literaturas escritas e das audiovisuais; reorganização dos saberes e do mapa dos ofícios a partir dos fluxos e redes, pelos quais, hoje, se mobiliza não somente a informação, como também o trabalho, o intercâmbio e coletivização de projetos, de investigações científicas e experimentações estéticas. Somente se encarregando dessas transformações, a escola poderá interatuar com as novas formas de participação cidadã que o novo entorno institucional abre, hoje, à educação.


* MARTÍN-BARBERO, Jesús. “Os exercícios do ver: hegemonia audiovisual e ficção televisiva / Jesús Martín-Barbero, Gérman Rey; tradução de Jacob Gorender. - 2ª ed. - São Paulo : Editora Senac São Paulo, 2001. Páginas 62 e 63.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

NCC São Miguel no Ar

Galpão de Cultura e Cidadania
Rua Serra da Juruoca, nº112
Jardim Lapenna - São Miguel Paulista
São Paulo - SP
Telefone: (11) 2956 0091
E-mail NCC: projetosmnoar@gmail.com

Fundação Tide Setubal

Rua Jerônimo da Veiga, 164 - 13° andar CEP 04536-000 Itaim Bibi - São Paulo - SP Telefax: (11) 3168 3655
E-mail: fundacao@ftas.org.br

CDC Tide Setubal

Rua Mário Dallari, 170
Jd. São Vicente - São Miguel Paulista
São Paulo - SP
CEP 08021-580 Telefone: (11) 2297 5969

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO