quinta-feira, 19 de março de 2015
MINHA CIDADE, NESSE MOMENTO, TRAZ PERSPECTIVAS PARA SONHAR NOVAMENTE
SONHAR COM UMA ESCOLA EM QUE OS ESTUDOS SOBRE DEMOCRACIA PARTICIPATIVA, NO ÂMBITO DA JUVENTUDE EM RELAÇÃO AOS DESEJOS DE VIVER MELHOR NA LOCALIDADE, NA ESCOLA E NA CIDADE SUBSTANCIALIZA NOSSAS VOCAÇÕES DE INTERVIR NO ESPAÇO - TERRITÓRIO, PARA GERAR UMA ESPIRAL CONECTIVA DE APRENDER, ENSINAR, COMPARTIR E RESSIGNIFICAR A ESCOLA NO TERRITÓRIO E O TERRITÓRIO NA ESCOLA EM NOME DA EQUIDADE.
SONHAR COM UMA ESCOLA EM QUE O CONSENSO ENTRE GESTORES, EDUCADORES, EDUCANDOS E FAMÍLIA DE TER UMA VISÃO SISTÊMICA EM RELAÇÃO AO TERRITÓRIO, TORNA-SE PRESSUPOSTO DE UMA PEDAGOGIA DE INTERVENÇÃO SOCIAL QUE CONSISTIA EM ESTIMULAR A AUTORIA.
SONHAR COM UMA ESCOLA EM QUE PENSAMOS E AGIMOS, TODOS, DIANTE DOS DESAFIOS DE UM MUNDO DESIGUAL E, PARA TANTO, UTILIZAMOS ESTRATÉGIAS EM QUE A TRÍADE AFETO, ARTE E COMUNICAÇÃO MOBILIZA AS PESSOAS A REPENSAR SUAS VIDAS NO SENTIDO DE COEXISTIR E GARANTIR A VIDA TAMBÉM DE OUTROS SERES, ALÉM DOS HUMANOS, O QUE DEMANDA MUDANÇAS ATITUDINAIS.
SONHAR COM UMA ESCOLA EM QUE PENSAMOS E COLOCAMOS EM PRÁTICA ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA ENVOLVIMENTO E ENTENDIMENTO DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES, NA PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL ARQUITETADA COM ESPAÇOS – TEMPO COMPOSTOS DE AÇÃO – REFLEXÃO – AÇÃO SOBRE CORRESPONSABILIDADE / ATIVISMO CO – AUTORAL E PARTICIPAÇÃO.
SONHAR COM UMA ESCOLA EM QUE O PAPEL DO EDUCANDO NA CONTEMPORANEIDADE PASSA A SER VISTO COMO UM COGESTOR DA APRENDIZAGEM, ATIVO E CRIATIVO PRODUTOR DE CONHECIMENTO ECOSSISSTÊMICO EM RELAÇÃO À VIDA DO SEU HABITAT.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário