terça-feira, 28 de março de 2017

Habitar, Morar, Viver e Perceber
1ª Reflexão a partir da leitura do livro “A Cidade como negócio”
de Ana Fani Alessandri Carlos, Danilo Volochko e Isabel Pinto Alvarez

Esperar quem, para quê,
não é assim que funciona com os grandes?
Aqui nesse espaço que ocupamos,
além de morar, posso construir e alugar.
Se a várzea é do rio e ninguém respeita...
Aliás, o que eu faço e penso é bem parecido
com o que fazem e pensam as grandes construtoras.
(Pedreiro e construtor de casas em área de ocupação)

“O conceito de produção do espaço parece afastar constantemente a ideia do solo (urbano, sobretudo), com algo finito, não reprodutível, absoluto, e mesmo a propriedade privada do solo nessa perspectiva dialetiza-se ao ser entendida como título negociável de um espaço construído e reconstruído, um espaço – mercadoria que se valoriza de acordo com o processo socioespacial, sendo ainda (a propriedade privada do solo) o pilar das desigualdades. (Danilo Volochko – Professor Doutor em Geografia – Geografia Humana – Universidade de São Paulo)
Habitar, morar, viver num lugar, relacionar-se, perceber nas bordas da cidade que a moradia passou a ser produzida como negócio urbano, com incorporadoras que na maioria das vezes desconsideram a política urbana e acabam contribuindo na reprodução de periferias, com processos de valorização do espaço, espoliação e segregação socioespacial.
Vivemos um processo de periferização e metropolização em que a produção de habitação integra uma das modalidades de valorização do espaço, dentro da dinâmica de produção do urbano. É necessário um estudo sobre as trajetórias fundiárias dos terrenos almejados para produção de habitação, entender os processos e as estratégias de agregação urbana e imobiliária que envolve verticalização, espaço – tempo de construção e também os deslocamentos das populações pobres.
Os preços dos terrenos no espaço urbano subiram e muitos lançamentos imobiliários se voltaram às periferias, muitos empreendimentos localizam-se bem próximos de áreas de ocupação, sendo que uma delas é a Várzea do Tietê da Zona Leste de SP. Necessitamos então, isso seria um trabalho de geógrafos e urbanistas, de um estudo no sentido de revelar a prática socioespacial (re)produzida, a partir da escala do lugar, ou dos lugares, e nos últimos 10 anos ocorre uma certa constituição de espaços urbanos que se tornam habitáveis e públicos com sub-habitações que também ganham lastro entre os mais pobres, pois trata-se de um lugar para estar, permanecer, viver, alguns enquanto for possível...
Considerando que os espaços urbanos, localizados em áreas como a Várzea do Tietê, pouco a pouco passaram a ser disputados pelos mais pobres, tornando cada vez mais distante pelo custo elevado de operações urbanas quaisquer intervenções do Poder Público, pois este não tem condições de garantir os investimentos em sociespacialidades, até mesmo em localidades em que a presença do estado é verificada pela presença de equipamentos públicos de educação, saúde e assistência, por exemplo, vive-se assim diante de um desafio que necessita de estudo, ação e mobilização para encontrar alternativas para essa complexa anomalia socioespacial.   
Desde 2008 estamos a assistir uma privatização da política urbana, com programas como o Minha Casa Minha Vida com participação intensa de grandes incorporadoras em todas as fases, considerando que, no déficit habitacional brasileiro 89,6% diz respeito às famílias com renda mensal de 0 a 3 salários mínimos, observando que para faixa dos mais pobres há uma contradição, para ela têm sido contratados menos financiamento, além disso a produção de habitação popular passa a ser tratada como uma mercadoria, e isso tem implicações que podem ser desfavoráveis.
Uma das implicações é que as habitações populares, o mercado popular, têm suas plantas simplificadas, para atender grandes escalas, como também da estrutura geral da obra, do acabamento e das instalações. Isso provoca uma piora da global da moradia, que apesar da da rapidez que compromete a qualidade do projeto, em função de um certo “queimar de etapas”.

Dentre outros pontos abordados pelo livro “A cidade como Negócio, percebe-se claramente que a urbanização e a produção do espaço urbano são entendidas, na maioria das vezes, como simples resultantes do desenvolvimento econômico nas cidades. Entender o espaço não apenas como matéria prima, mas como mercadoria que se valoriza segundo dinâmicas propriamente urbanas/espaciais e financeiras é necessário para aumentar a compreensão e contribuir para processos e ações que possam contribuir para a redução das deisgualdades socioespaciais. 

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

NCC São Miguel no Ar

Galpão de Cultura e Cidadania
Rua Serra da Juruoca, nº112
Jardim Lapenna - São Miguel Paulista
São Paulo - SP
Telefone: (11) 2956 0091
E-mail NCC: projetosmnoar@gmail.com

Fundação Tide Setubal

Rua Jerônimo da Veiga, 164 - 13° andar CEP 04536-000 Itaim Bibi - São Paulo - SP Telefax: (11) 3168 3655
E-mail: fundacao@ftas.org.br

CDC Tide Setubal

Rua Mário Dallari, 170
Jd. São Vicente - São Miguel Paulista
São Paulo - SP
CEP 08021-580 Telefone: (11) 2297 5969

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO