terça-feira, 19 de outubro de 2010
Ação de letramento na Comunidade
"Programa Ler, Ser e Comunicar" do NCC
trabalha o letramento e a conectividade
Tudo começa com a visão que cada um tem das contribuições do computador e da internet nas suas vidas. Depois as pessoas contam suas histórias, num exercício de lembranças e projeções, sempre com música. Essas histórias são gravadas em vídeo, depois assistidas e contadas pelo grupo em textos individuais, os quais são digitados no computador. Daí surgem as necessidades de abrir o programa para escrever, estabelecer um arquivo, salvar esse texto, formatá-lo, enfim conhecendo e utilizando as ferramentas para essas ações, e com tudo isso a nasce a vontade de compartilhar a descoberta e o conteúdo manifesto, criam-se endereços eletrônicos e aprende-se a uitlizar a internet. Concomitantemente a tudo isso, os participantes dessa oficina visitam sites úteis para potencializar a uitlização das redes sociais, e iniciam a construção de um blog identificado com as necessidades de cada um.
"A maioria dos participantes é feminina. Mulheres que participam do Programa Ação Família, algumas são empreendedoras da culinária, outras querem aprender para colaborar e qualificar as pesquisas escolares dos filhos"- diz a jovem Jéssica Araújo, educadora da oficina.
Tecendo na Rede terá 10 encontros, sempre aos sábados, no Galpão de Cultura e Cidadania, das 09h30 às 11h30. Faz parte do "Programa Ler, Ser e Comunicar" do Núcleo de Comunicação Comunitária São Miguel no Ar, que engloba outras ações de letramento como "Ponto de Histórias", Letras e vídeo" e "Ponto para o Conto" esta última envolvendo crianças e adultos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postar um comentário