-->
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
-->
AÇÃO DE LETRAMENTO
PONTO PARA O CONTO
Crianças com origami e desenhos dão forma à histórias de vida
Na última sexta – feira, dia 15 de outubro, crianças leitoras do Ponto de Leitura do Jd. Lapenna ouviram histórias escritas por adultos do território, dobraram, desenharam, manifestaram seus olhares em relação “a história do outro”, num exercício de letramento que uniu arte e alteridade.
Uma iniciativa do NCC – SMnoAr em parceria com o Ponto de Leitura que contou com os arte – educadores Diogo e Denise Yas, em provocações e estímulos às crianças de 7 a 11 anos para que recontassem as histórias dos adultos com imagens e formas.
“A idéia dessa ação surgiu quando iniciamos em nosso blog, a coleta de histórias de vida e de escola dos adultos da comunidade feita pelas estagiárias do NCC Elizangela e Jéssica, daí pensamos em trabalhar as histórias com as crianças imageticamente” - afirma José Luiz Adeve – coordenador do NCC SmnoAr.
“A cada 15 histórias contadas e ilustradas pelas
crianças, a intenção é publicar um livro artesanalmente e deixá-lo no Ponto de Leitura, para que as pessoas se reconheçam nele, sendo que o processo de coleta e publicação no blog não pára” - afirma Andrelisa Teressa Ruiz – educomunicadora do NCC SmnoAr.
As crianças inscritas no “Ponto para o Conto”, que acontece toda sexta – feira, das 14h às 16h, navegam pelo origami, desenhos, pintura e por programas básicos de computador para arte – finalizarem as histórias.
“Creio que essa oficina se configura uma
ação de letramento de crianças e adultos que perpassa múltiplas linguagens, fundamental na formação de leitores e comunicadores pró - ativos” – afirma José Luiz.
Mais do que o produto final que será um livro, a oficina tem como por objetivo estimular as crianças para se expres
sarem por meio das linguagens artísticas e de comunicação, além de se reconhecerem no território, tornando histórias individuais uma apropriação coletiva.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postar um comentário