segunda-feira, 8 de novembro de 2010


Jardim Lapenna terá UBS provisória

Em reunião do povo, coordenadoras das áreas da saúde explicam como funcionará a UBS provisória no Jardim Lapenna e como ser um agente comunitário da saúde

Saúde, educação, meio ambiente, obras, segurança, limpeza. Esses são apenas alguns dos itens que os moradores do Jardim Lapenna, União de Vila Nova, Vila Nair e adjacências tratam nas Reuniões do Povo, toda primeira segunda do mês.
Os encontros trazem perspectivas de desenvolvimento para o entorno e contam com a participação da comunidade, de autoridades, de representantes da Fundação Tide Setubal e representantes de forças locais (Subprefeitura, Associações, Igrejas, entre outros).
“Estes encontros são importantes para que nossas prioridades não fiquem na mão de uma pessoa só. O que realmente traz a concretude da realização é o esforço de todo mundo junto”, enfatiza Maria Alice Setubal, presidente do Conselho da Fundação Tide Setubal.
Na última reunião, segunda -feira, 08 de novembro, foram discutidos doze tópicos, porém teve destaque uma das últimas conquistas desta reunião: a futura instalação de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) com a Estratégia Saúde da Família (ESF - antigo Programa Saúde da Família).
A UBS do Jardim Lapenna se encontrava num impasse: o local no qual seria construído. Vários terrenos estavam em questão como o que fica em frente a E.E. Pedro Moreira Matos e outro que fica na rua do mutirão. Mas, agora a solução é outra. Para agilizar os atendimentos será construída uma Unidade Básica de Saúde provisória.
“Por enquanto a Unidade Básica de Saúde funcionará provisoriamente em parte do espaço cedido pela Associação Amigos do Jardim Lapenna. A planta já está feita com todos os setores necessários para o funcionamento de uma UBS. A idéia é que ela seja térrea para facilitar o acesso à deficientes e idosos, por isso pegará também parte do parquinho ao lado da Associação”, declara Eliane Gonçalves, Supervisora Técnica de Saúde de São Miguel Paulista.
Na planta consta que a UBS terá na parte térrea três consultórios, uma sala de medicação, outra para inalação e outra para curativo, farmácia, recepção, sala de espera e banheiros e bebedouros. No pavimento superior ficará a sala para os agentes de saúde, administração e copa.
“A planta já está com o levantamento de gastos e entra no orçamento como projeto de adequação, agora é só levar para a Dr. Edjane (Coordenadora da Atenção Básica) para aprovação final. O início dessa adequação é para ainda este ano”, afirma Eliane Gonçalves.
Outra questão que animou os moradores é a possibilidade de trabalho que a nova UBS traz, pois segundo a legislação do Ministério da Saúde, os agentes comunitários têm que ser da micro área* de atendimento da unidade.
Cada agente comunitário de saúde é responsável por 200 famílias. Segundo Eliane Gonçalves, o último levantamento mostra que no Jardim Lapenna há 2.400 famílias, o que irá garantir pelo menos doze empregos com registro em carteira advindos da nova UBS.
“Os agentes são pessoas que por serem da localidade conhecem os problemas da região e geram confiança para os moradores abrirem suas casas, afinal não é um estranho, é um vizinho, uma pessoa do bairro. Esse é o diferencial do ESF”, relata Elza Braga, Coordenadora da Área de Movimentação de Pessoas.
Para concorrer a vaga de agente comunitário da saúde é preciso ter no mínimo 18 anos, ensino fundamental completo e ser morador da micro área* de atendimento. O processo é simples: inscrição, prova teórica de conhecimentos gerais, dinâmica de grupo e entrevista.
Agora os moradores do Jardim Lapenna e adjacências esperam ansiosos pela concretização de mais essa conquista, uma vitória coletiva que enfatiza que lutar também é uma forma de exercer a cidadania, e aí está a receita de um futuro mais participativo e humanizado.


__________________________________
*Micro área: quando ocorre a iniciação do Estratégia Saúde da Família, dividi-se o entorno em áreas e as áreas em áreas menores (micro áreas) com no máximo 200 famílias. Isso ajuda na clareza dos dados estatísticos e na implantação de campanhas de prevenção e melhoria da saúde daquelas pessoas.

Andrelissa Ruiz

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

NCC São Miguel no Ar

Galpão de Cultura e Cidadania
Rua Serra da Juruoca, nº112
Jardim Lapenna - São Miguel Paulista
São Paulo - SP
Telefone: (11) 2956 0091
E-mail NCC: projetosmnoar@gmail.com

Fundação Tide Setubal

Rua Jerônimo da Veiga, 164 - 13° andar CEP 04536-000 Itaim Bibi - São Paulo - SP Telefax: (11) 3168 3655
E-mail: fundacao@ftas.org.br

CDC Tide Setubal

Rua Mário Dallari, 170
Jd. São Vicente - São Miguel Paulista
São Paulo - SP
CEP 08021-580 Telefone: (11) 2297 5969

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO