terça-feira, 4 de janeiro de 2011


Atitudes conscientes


Quer um banho quente sem gastar energia elétrica?



*Andrelissa Ruiz



Quando se fala em atitudes ambientais, logo vem a preguiça, a sensação é que vamos ter mais trabalho ou que deixaremos de fazer algo que gostamos, e quem não gosta de tomar um banho quentinho depois de um longo dia de trabalho? E quem não gostaria de poder economizar e diminuir o valor da conta de energia elétrica? Tudo isso é possível por meio dos aquecedores solares, uma atitude ambiental que é simples e que traz a economia aliada ao conforto de poder lavar roupas e louças com água quente e tomar banho sem gastar nada com energia elétrica.



Segundo Ulisses Tobias, integrante da Cooperativa Coopersoll que instala aquecedores solares de baixo custo, a economia chega a ser de 40%. O aquecedor solar fica no telhado da casa e possui duas partes: as placas, nas quais a água é aquecida, e um reservatório para armazenar a água pronta para o uso. “Um aquecedor solar convencional custa em média cinco mil reais, enquanto este aquecedor solar de baixo custo fica por volta de mil e duzentos reais”, conta.


A diferença dos aquecedores convencionais e do aquecedor solar de baixo custo está no material, pois este é feito com placas de pvc usados em forros, canos de pvc e uma caixa d'água, preferencialmente com isolamento térmico. “O funcionamento é simples, a água entra nos canos e fica armazenada nas placas, naturalmente quando a água é aquecida ela fica leve e sobe para a caixa, dando lugar para outra água nas placas, o ciclo vai se repetindo durante todo o dia. Na caixa a água quente fica em cima e um cano leva essa água para os chuveiros e torneiras da casa. À noite eu desligo a entrada de água no aquecedor e utilizo a água que já está armazenada na caixa, de manhã ligo novamente e tudo se repete. Tomo banho quente com meu chuveiro com a chave na posição desligado”, relata Ulisses.



A Coopersoll foi criada em 2006 para a formação de APL´s (Arranjos Produtivos Locais) e atua em diversos segmentos em prol do desenvolvimento local e geração de renda. No caso dos aquecedores solares de baixo custo, a idéia é oferecer capacitações para entidades que se interessarem e também prestar consultoria para pessoas que gostariam de fazer um orçamento para ter um aquecedor desse na sua casa. “Quando alguém contrata nossos serviços, a gente dá diversas opções: material e mão de obra por nossa conta ou a pessoa compra o material, o cliente escolhe. Mas é preciso uma avaliação nossa antes, para verificar o nível de inclinação do telhado ou, se não tiver telhado, opções de suporte para o aquecedor”, explica Ulisses.



A idéia dos aquecedores solares surgiu a partir de um treinamento oferecido pelo Instituto Alana. “Saímos do treinamento do Alana, ficamos doze horas com o profesor Augustin Woelz, da Usp, e aí com o suporte da Câmara de Animação Econômica, do Sebrae, da Usp e Sociedade do Sol estamos investindo nesse segmento”, conta Ulisses.



Além dos benefícios individuais, atitudes como essa trazem bens coletivos, pois minimizam os problemas ambientais. “Precisa se fazer alguma coisa, não? Muita coisa, mas começando por alguma coisa”, reforça o cooperado.



O taxista “Camaru” foi conhecer o aquecedor e gostou da idéia. “Com certeza tudo que é na base da economia é bem vindo e isso já deveria existir há muito tempo no Brasil, pois temos o melhor clima do mundo”, declara.



Por isso, Ulisses atribui os poucos aquecedores de baixo custo instalados com a falta de conhecimento sobre o produto. “Precisamos sensibilizar a população, tornar público a facilidade e benefícios de se ter um aquecedor solar como esse. Temos um projeto de fazer trabalhos nas escolas, levando um protótipo desse aquecedor e até mesmo trazendo a garotada para vir conhecer um, porque aí o filho chega em casa empolgado e estimula o pai a conhecer também, fora a conscientização de que ajudar o meio ambiente é preciso”, explica.



Quem se interessar em conhecer como é esse tipo de aquecedor e ver um funcionando, pode entrar em contato com Ulisses Tobias pelos telefones (11) 9959-2884 e 2568-4911, pelo e-mail ulissestobias@gmail.com.br ou conheça o site da Sociedade do Sol www.sociedadedosol.org.br

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

NCC São Miguel no Ar

Galpão de Cultura e Cidadania
Rua Serra da Juruoca, nº112
Jardim Lapenna - São Miguel Paulista
São Paulo - SP
Telefone: (11) 2956 0091
E-mail NCC: projetosmnoar@gmail.com

Fundação Tide Setubal

Rua Jerônimo da Veiga, 164 - 13° andar CEP 04536-000 Itaim Bibi - São Paulo - SP Telefax: (11) 3168 3655
E-mail: fundacao@ftas.org.br

CDC Tide Setubal

Rua Mário Dallari, 170
Jd. São Vicente - São Miguel Paulista
São Paulo - SP
CEP 08021-580 Telefone: (11) 2297 5969

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO