terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Comunicação e Sustentabilidade





















Ao ouvir os “plin - plins”, os prefixos mais variados das emissoras de rádio e tv, além da real possibilidade de informar, comunicar para o mundo o que pensamos, o que somos, como vivemos, como queremos viver, e acessar os conteúdos produzidos em qualquer ponto do mundo disponibilizado pela Internet, desperta-nos o desejo viável de construirmos juntos, pessoas da localidade, escolas, universidades, ONGs, educadores, alunos, comerciantes, prestadores de serviços e cooperativas, nossa ou nossas emissoras para dialogar com o mundo e estabelecer a partir daí uma rede de comunicação voltada à sustentabilidade que, dentre outros significados dessa palavra, tem sentido para um melhor viver junto no agora e para as gerações futuras.

Quando afirmamos dialogar com o mundo queremos, dentre outros aspectos, contribuir para que se estabeleça uma conexão entre o circuito inferior com o superior da economia, e é ponto pacífico a contribuição de emissoras locais para o desenvolvimento humano que passa pelo fortalecimento dos laços afetivos e simbólicos de uma localidade, bem como o aprimoramento dos arranjos locais, além de vir a ser um espaço comunicacional que faz sentido político-social, ao propiciar voz e vez às pessoas, democratizando não só o acesso à informação, mas a produção de comunicação para que saiamos da condição somente de expectadores e passemos a ser aqueles que comunicam a sua visão de mundo, partícipes ativos de um enredo, uma trama voltada à igualdade, equidade e alteridade.

A verdadeira transformação social nasce com a mobilização de quem enfrenta os desafios da contemporaneidade e as anomalias de um mote, um modelo que não pensa nas gerações futuras, traz danos à vida, ao meio-ambiente, não respeita as singularidades, culturalidades e diversidades, e faz com que a conta, o prejuízo sejam pagos pela população mais pobre, esta que diante desse quadro precisa repensar, como todos precisam, sobre como reduzir o estrago provocado por um consumo sem consciência para sairmos da condição de desvitalizados e que, por meio também da comunicação, despontem pontos de reflexão, consciência e ação.



Rádio e TV de Rua SMnoAr

Rede Jovem Comunica

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