Novas tecnologias: usar ou não usar, eis a questão?
Trabalhar com a juventude é sempre um desafio, que dirá em tempos de conectividade onde tudo acontece ao mesmo tempo. Por isso, o núcleo Mundo Jovem trouxe uma Oficina de Mediação Tecnológica às suas formações. Mais uma parceria com o NCC.
São muitas as análises e dúvidas sobre o uso das novas tecnologias na educação formal e informal. O núcleo Mundo Jovem, em parceria com o NCC, ofereceu uma oficina de mediação tecnológica aos seus educadores de escolas públicas e ongs.
“ A idéia de inserir o tema das novas tecnologias nas formações Mundo Jovem em 2011 surgiu de lições aprendidas em 2010. A primeira foi a constatação de que precisávamos fortalecer a comunicação entre os profissionais que trabalham com adolescentes e jovens da região e deles com os jovens. Por isto, em 2011 a equipe Mundo Jovem tem a intenção de construir uma rede de contatos mediante a qual diferentes trocas de saberes e parcerias podem ocorrer, então construímos o blog Mundo Jovem. Todavia, temos o desafio de aproximarmos estes profissionais do uso das novas tecnologias e redes sociais, já que sempre deixaram claro suas resistências, temores, inabilidades”, declara a coordenadora do núcleo Mundo Jovem, Viviane Hercowitz.
A oficina foi estruturada para um encontro de duas horas com educadores de escolas públicas e outra com educadores sociais de ONGs. A com os educadores aconteceu num dos dias de formação oferecida pelo Mundo Jovem. Por meio da linguagem teatral, um personagem 'professor de escola pública' provocou e sensibilizou os educadores presentes para uma reflexão. Com os educadores de ONGs a provocação para reflexão contou com música e um texto sobre as novas tecnologias para reflexão coletiva e culminou com postagens em um blog construído especialmente para os educadores dessas formações.
“Percebi que ainda há barreiras a serem quebradas com os educadores da educação formal que ainda descrêem na utilização das redes sociais com cunho educativo, diferente dos educadores não-formais que vêem as novas tecnologias como ferramentas de mobilização e difusão de idéias”, conta a estagiária do NCC, Elizangela Sousa, responsável pela parte técnica da oficina.
“No último encontro, falamos sobre novas tecnologias, pudemos compartilhar as experiências (facilidades e dificuldades) de cada instituição e refletir um pouco sobre a importância que a internet tem na vida e no desenvolvimento dos jovens. Além disso, tivemos algumas reflexões a cerca das palavras, como elas tem um papel importante para os jovens na construção de seu ser. As palavras que utilizam dizem de como vêem o mundo e dizem de suas características pessoais, e isso não pode ser ignorado quando pensamos no trabalho com eles. Muitas vezes a rede de internet e as relações que criam a partir dela, não dão conta de traduzir o seu jeito de ser e viver, aí a importância do educador para auxiliar nesta mediação”, relata Bernadete Alves, do Centro Social Marista Irmão Lourenço.
Segundo Viviane Hercowitz, depois das oficinas realizadas pela equipe do NCC nas formações, os professores puderam refletir criticamente sobre a importância do educador na mediação da apreensão de tantos conteúdos que “inundam”os adolescentes, mas ainda resistem em usar até mesmo e-mail. “Os educadores sociais, além de repensarem a importância de trabalharem com as potencialidades e riscos para o adolescente em relação ao uso das tecnologias, optaram por arriscar interagir no Blog Mundo Jovem. Uma educadora chegou contando que motivou-se a criar um blog do grupo de adolescentes com o qual trabalha, e outro só dela”, conta.
As oficinas aconteceram no início de março. Agora todos esse educadores tem um lugar virtual para mostrar suas idéias ao mundo, acessem e confiram: www.educadoresmundojovem.blogspot.com.
Andrelissa Ruiz
Postar um comentário