Crônica do Cometa
Bola Preta e Bola Company uma parceria possível?
Nicola Italo Paulista de Oliveira, eleito presidente do Esporte Clube Bola Preta, logo que assumiu o cargo, depois de uma confraternização regada a macarrão com brachola, nomeou a diretoria e esta, por sua vez, tratou dentre outras ações de estudar parcerias e alianças possíveis, alinhadas com os objetivos do Bola Preta, como por exemplo ser campeão e definir estratégias que vão desde o fortalecimento das categorias de base do clube, que dialoga com ações de responsabilidade social, até o estabelecimento de uma ambiência e relação profícua dos funcionários do clube.
Isso tudo no sentido de colaborar para a construção de uma nova arquitetura do esporte, nesses tempos de Olimpíada e Copa, como bem diz o Nicola, “que não se resume somente ao espetáculo, mas sabendo trabalhar, todos os clubes, podem contribuir com a juventude, e no caso do Bola Preta ser um clube de referência, campeão também no social e com tantos outros títulos, além dos torneios, o que solidifica a imagem de um clube que pensa no outro”.
Porém na última reunião na sede do clube, com possíveis parceiros, estabeleceu-se um vazio semântico, do que é parceria e que o Bola Preta quer. “Talvez isso não foi debatido com mais profundidade internamente”, avaliou depois do encontro, José Napolitano, consultor de tabelinha e toques em profundidade do Esporte Clube Bola Preta.
A dúvida semântica foi evidenciada, principalmente quando um dos possíveis parceiros externou que sua meta não é a conquista de títulos pelo Bola Preta, mas a imagem espetacular, midiática do futebol, ou seja jogar bonito, o que na opinião do Nicola nem sempre é sinônimo de conquista de título,mas que pode render frutos para o trabalho de base, com recursos propiciados pelo direito de imagem.
Além disso, o possível parceiro, Bola Company Voleio Corporation, não tem como pressuposto de suas ações em parceria no esporte, as categorias de base, como também a prática do esporte identificada com a educação. A Bola Company tem táticas e estratégias voltadas ao Show e ao espetáculo esportivo, o que lhe garante parcerias e dividendos transnacionais.
Após a reunião com os parceiros, o presidente Nicola chamou a sua diretoria e manifestou o interesse específico, no que diz respeito aos investimentos que a Bola Company quer injetar no Bola Preta e, que se o clube desenvolvesse uma parceria com essa empresa, embora existir um certo antagonismo, desde que o Bola Preta não ficasse subordinado à Bola Comapny, mas que o termo de parceria contemplasse investimentos nas categorias de base. Assim, na opinião do Presidente Nicola, as ações de responsabilidade social sairiam ganhando.
Para tanto Giuseppe Centeralfo observou que cada uma das partes dispunha de algo que a outra necessitava e acordavam num ponto: empreender mais qualidade ao esporte, tanto no processo de dialogo com a sociedade, quanto na imagem desse mesmo esporte explorada midiaticamente, e associada à uma série de produtos identificados com o “target”das empresas que o Bola Company traria para o clube que poderia investir naquilo que sua visão e missão determinam.
Claro que alguns conselheiros preocupados com o hipercapitalismo também no futebol contestaram, porém Giácomo Acordatto observou que se fossem criados indicadores e ferramentas para uma aliança estratégia, para monitorar e facilitar o aprimoramento dessa aliança, todos sairiam ganhando. Assim elegeram 7 Cs: clareza do propósito, compromisso, conexão, congruência, criação de valor, comunicação e contínuo aprendizado, para que os propósitos identificados com a construção de cidadania, defendidos pelo Bola Preta, fossem preservados.
Nicola Ítalo Paulista de Oliveira considerou também importante antes de estabelecer a parceria, firmar um contrato sobre direitos e obrigações e fidelidade a esse instrumento. Informar ativamente sobre as intenções de cada um, colocar sempre meios de comunicação e interlocutores apropriados para agir com maior rapidez possível, objetivos claros, foco, e analisar, periodicamente o impacto das ações.
A expectativa quanto ao sucesso da parceria é imensa. Apesar do antagonismo, se as ações forem bem cuidadas, o esporte sai ganhando e existe ai a contribuição social, pretendida pelo Bola Preta, além do campeonato é claro, como também a exposição midiática dessa ação que atende à Bola Company Voleio Corporation.
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