segunda-feira, 20 de junho de 2011

.


Jovem Comunica movimenta o Galpão

Primeiro Encontro Jovem Comunica reúne mais de 100 pessoas para falar sobre internet, consumo consciente e o papel de cada um nessa rede do saber

Nesta quarta-feira, 15 de junho, aconteceu o Primeiro Encontro Jovem Comunica 2011 com a participação de educandos e educadores de cinco escolas públicas da região de São Miguel Paulista. O evento, que contou com mais de 100 pessoas, teve como abertura a música “Olha o Planeta” - que termina com a frase “Movimento nessa rede do saber, nossa marca é ensinar e aprender” - e fechou a primeira fase do Projeto, “O corpo que movimenta a rede”, com reflexões sobre consumo consciente e portabilidade cultural, dando início à segunda fase “Leitores, expectadores e internautas”, onde os jovens avaliam o uso das redes sociais e pensam como usá-las em prol do coletivo.

Por tudo isso, o convidado do encontro foi Rafael Lira, arte-educador-ambiental que trabalha com o fortalecimento dos direitos humanos de adolescentes e jovens, a garantia do direito humano à comunicação e à cidadania ativa, além de ser sócio fundador da Viração Educomunicação e fazer parte da equipe do Cidade Democrática na disseminação e formação do conceito de WebCidadania.

No encontro, os participantes puderam curtir os vídeos-arte produzidos pelas escolas e ouvir um pouco da experiência do Rafael Lira. Para encerrar, o Núcleo Mundo Jovem trouxe uma dinâmica para pensar qual o papel desse “corpo que movimenta a rede” na Plataforma Rede Jovem Comunica.

As respostas foram surpreendentes e ficou claro como pequenas atitudes, provocadas por um projeto de educomunicação e letramento, podem provocar mudanças significativas no processo de compreensão humana sobre a possibilidade de utilizar as redes sociais na construção da cidadania.


.



Conheça o que pensa, faz e deseja esse corpo que movimenta a rede:
Respostas de educandos e educadores das escolas públicas participantes do
1º Encontro Jovem Comunica 2011


Cabeça
Quais idéias a rede possui ou terá? | O que essa rede imagina?
“Essa rede possui idéias inovadoras como ocupar as mentes dos jovens com trabalhos voltados para a cidadania. Imagina resgatar os jovens da violência, das drogas e DSTs, prostituição e gravidez na adolescência. Conscientizá-los para um futuro melhor”.

Olhos
O que essa rede quer ver e mostrar?
“Essa rede gosta de ver cultura, música, estilo independente da marca, mostrar o que o mundo está fazendo com a gente, imagens bonitas, jogos e vídeos interativos. A rede quer mostrar os talentos da zona leste, mostrar que na periferia não tem só violência, mas sim cultura, educação e diversão e, apesar de tudo, confiança”.

Orelha
O que essa rede quer ouvir?
“Informações, músicas e palavras como educação e respeito”.

Boca
O que essa rede quer transmitir? | Quais são as palavras dessa rede?
“A rede quer transmitir o modo da boca de interagir com tudo que está ligado ao conceito de se comunicar, não só verbalmente, mas também interagindo pela rede, pela internet. As palavras dessa rede podem trazer o que pensamos e também o que queremos saber”.

Coração
Quais os sentimentos dessa rede? | Essa rede se emociona mais por...
“Nós todos fazemos parte de um corpo e, como todo corpo, é essencial que tenhamos um coração, e o coração como parte essencial de um corpo precisa de ajuda, mesmo sendo importante. Ele é o orgão que movimenta a rede! Quando falamos em sentimento, logo nos vem a mente o coração, e é dessa palavra que vem muitas outras como: compartilhar, ajudar, compreender. Essa rede se emociona mais em poder cooperar e ajudar a ensinar e compartilhar informações”.

Braços
O que e a quem essa rede abraça?
“A rede pode abraçar os problemas da escola, como falta de professores e estrutura e uma escola colaborar com a outra dando ideias para esses problemas comuns. Também pode abraçar a diminuição da violência no mundo, valorizando as pessoas que conversam mais e brigam menos. Abraçar mais diversão. Abraçar causas para ajudar as pessoas mais necessitadas”.

Mãos
O que essa rede faz? | A quem essa rede toca?
“Ela une os jovens para discutir o que é melhor para nós, para os outros, para o meio ambiente e para todas as escolas. Essa rede ajuda os jovens a se comunicarem melhor”.

Pernas
Para onde essa rede caminha? | Para que essa rede caminha?
“Para o futuro, para que os outros conheçam ela, para que cada dia ela evolua mais, cada dia ela fique mais acessível e ganhe novos usuários”.

Pés
O que sustenta essa rede? Quem? Qual é a base dessa rede?
“A base dessa rede é a comunicação, a parceria e diálogo entre as pessoas e a força de vontade para fazer um mundo melhor”.


Andrelissa Ruiz
Educomunicadora NCC

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

NCC São Miguel no Ar

Galpão de Cultura e Cidadania
Rua Serra da Juruoca, nº112
Jardim Lapenna - São Miguel Paulista
São Paulo - SP
Telefone: (11) 2956 0091
E-mail NCC: projetosmnoar@gmail.com

Fundação Tide Setubal

Rua Jerônimo da Veiga, 164 - 13° andar CEP 04536-000 Itaim Bibi - São Paulo - SP Telefax: (11) 3168 3655
E-mail: fundacao@ftas.org.br

CDC Tide Setubal

Rua Mário Dallari, 170
Jd. São Vicente - São Miguel Paulista
São Paulo - SP
CEP 08021-580 Telefone: (11) 2297 5969

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO