Conversa sobre sustentabilidade aquece noite de inverno do Jardim Lapenna
TV de Rua no Jardim Lapenna traz debates sobre sustentabilidade com moradores, representantes de ongs e do poder público
Domingo, 10 de julho, uma noite em pleno inverno que a TV de Rua chegou para aquecer com temas como iniciativas sustentáveis, consumo consciente, coleta seletiva de lixo e outras questões ligadas ao meio ambiente e ao desenvolvimento que queremos para nosso mundo. Pautas advindas de conversas com os moradores no Núcleo de Comunicação Comunitária São Miguel no Ar.
A intervenção, que aconteceu na Travessa Roland Berigan, teve como convidados Hugo Calixto, representante da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, Ulisses Tobias, integrante da Cooperativa Copersoll que instala aquecedores solares de baixo custo. Hermes de Sousa, fundador da ONG NUA - Nova União da Arte e os moradores do Jardim Lapenna, Maria Belas Ribeiro (Dona Nininha), Maria da Glória e Sr. Cosme.
Hugo Calixto explicou como as pequenas comunidades podem seguir o caminho do desenvolvimento sustentável e tirou dúvidas sobre a coleta de lixo habitual e a coleta de lixo seletiva, além de dar dicas de como separar seu lixo e ainda colaborar com cooperativas de reciclagens ou catadores.
Os moradores contaram sobre suas iniciativas. “Eu separo meu lixo e tem um catador que toda quarta-feira passa em casa para pegar o lixo reciclável”, conta Dona Nininha.
Ulisses Tobias trouxe um protótipo de aquecedor solar para explicar sobre seu funcionamento e tirou dúvidas do público como, por exemplo, sobre a temperatura que água pode alcançar.
Hermes de Sousa contou sobre o trabalho da empresa social Filó-Cabrueira que utiliza banners de plástico para a fabricação de bolsas.
O público participava respondendo perguntas que os apresentadores faziam e quem respondia ganhava camisetas sobre o meio ambiente.
O programa, com uma hora e meia de duração, ainda apresentou vídeos didáticos sobre Reduzir, Reutilizar e Reciclar, sobre Consumo Consciente e um especial chamado “Qual desenvolvimento queremos” que trazia depoimentos de diversos moradores do Jardim Lapenna sobre o que querem para a localidade em que vivem.
Em breve, trechos da TV de Rua aqui no blog do NCC!
Postar um comentário