Jornal “A Voz do Lapenna”
Nasce uma parceria NCC – SENAC Itaquera e Centro Social Marista
Os jovens Camilo, Thais, Caroline, Bruno, Denilsa, Danielle, Nelson, Graziela e a educadora Cíntia Silvia Stocchi, todos do Senac Itaquera, conheceram o jornal “A Voz do Lapenna” por intermédio de Célia Nascimento – articuladora de parcerias do Centro Social Marista.
Esse grupo de jovens vive nesse momento o período de conclusão do Curso Técnico de Webdesigner do Senac Itaquera. O trabalho de conclusão de curso desse grupo será a aplicação dos conhecimentos adquiridos na reestruturação do jornal “A Voz do Lapenna”, desde sua concepção gráfica, identidade visual, até a elaboração da grade publicitária e a estrutura comercial no que tange torná-lo um veículo de comunicação comunitária austossustentável.
“A idéia é estabelecer essa parceria com o Senac de novembro de 2011 a fevereiro de 2012” – explica José Luiz Adeve – coordenador do Núcleo de Comunicação Comunitária. Sendo que nesse momento os jovens já apresentaram a nova proposta de logo, como também a identidade visual de cada editoria.
Essa ação dos jovens orientada pela docência do SENAC, alinhada à proposta ideológica e características de mídia – cidadã do jornal, tem um caráter empreendedor e, na primeira reunião, que aconteceu em agosto de 2008, se desenhou a perspectiva de em 2012 iniciar um trabalho de incubação do que pode vir a ser um empreendimento juvenil.
A edição de novembro será produzida por esse grupo em parceria com o NCC e, todo o processo de produção, tem caráter educativo estabelecido pelo alinhamento entre o Senac Itaquera, o Centro Social Marista Irmão Justino e a metodologia de educomunicação do NCC da Fundação Tide Setubal.
A parceria prevê a multiplicação do conhecimento dos jovens em ações educativas voltadas aos jovens – adolescentes do Centro Social Marista, no que tange a implantação de uma sucursal do jornal e um Núcleo de Comunicação Comunitária no bairro União de Vila Nova, como também aos moradores do Jardim Lapenna que participam das reuniões de pauta a cada edição.
Redação NCC
Postar um comentário