Alunos da Faculdade de Jornalismo da FMU, da E.E Reverendo Urbano Pinto, pessoas da comunidade, Programa Saúde da Família Jd. Lapenna e Sabesp debateram temas de interesse de todos, nesse domingo, 25 de março, na Feira do Jardim Lapenna.
A programação da rádio começou com o jovem Elisson cantando para as pessoas. Elisson integra um grupo de pessoas que desfrutam do trabalho das ATs do AMA Tito Lopes.
Depois foi a vez de Daniel Hammoud um especialista em educação profissional. Daniel é comunicólogo e pedagogo e recentemente integrou a equipe que organizou a publicação "Juventude Mercado de Trabalho, realidade e perspectivas" - uma publicação do Centro Ruth Cardoso. Na entrevista comentou a falta de alinhamento entre os cursos profissionalizantes e políticas públicas, e a distância conteudística verificada com as novas exigências de um mercado de trabalho em constante transformação. Pessoas da comunidade sugeriram a necessidade de organizar um debate com os jovens do território no Galpão de Cultura e Cidadania.
Ainda na programação da rádio a Diretora da EMEF Prof. Armando Cridey Righetti Maria Claudia Vieira Fernandes, Alvaro Algatão - diretor da E.E Reverendo Urbano, Profa Eliana Cristina da EMEF Dom Paulo Rolim Loureiro e o professor de jornalismo comunitário da FMU . Fabio Oliveira debateram aspectos da educação pública tais como: educação integral, ENEM e acesso à universidade, como também as políticas públicas existentes e o Plano Nacional de Educação. Maria Claudia fez questão de lembrar do Seminário de Educação que escolas municipais, Insitituo Alana e Fundaçao Tide Setubal promovem em breve.
Para finalizar a programação de maneira saudável, a equipe do Programa Saúde da Família do Jd. Lapenna por meio de sua coordenadora Sra. Marinalva e a médica Dra. Linda, deu dicas sobre prevenção, ressaltaram a importância das agentes comunitárias de saúde e a necessidade da população de recebê-los e dialogar com eles, pois eles colhem informações importantes para o Programa, visando qualificar ainda mais o atendimento.
A equipe do PSF pediu e alertou as mulheres acima de 40 anos que façam o exame "papa nicolau", pois foi constatado, principalmente durante a ação intensiva para realizaçao desse exame a pouca procura por parte dessa faixa etária. A Coordenadora do PSF Lapenna informou sobre como melhor utilizar esse programa, como também elogiou o trabalho de comunicação comunitária desenvolvido na localidade. Dra. Linda deu dicas sobre prevenção à dengue, leptospirose e lembrou que o PSF terá uma coluna de dicas e informações no Jornal "A Voz do Lapenna" a partir da próxima edição.
Antonio Leôncio biólogo da SABESP falou das obras do Coletor Tronco, sobre a mudança de rotina que isso provoca e também o benefício que essa ação traz para a população.
Domingo ensolarado e a ocupação do espaço público a trazer outros sentidos à rua. Feira Livre do Jd. Lapenna: estudantes, moradores, educadores e quem mais chegar a exercer o direito à comunicação. A próxima intervenção de rádio de rua acontece em maio. Quem sabe em breve poderá transmitir ao vivo, pela internet, essas rodas de conversa que intensificam a nossa convicção de que habitar é comunicar.
Postar um comentário