domingo, 10 de fevereiro de 2013


Formação: Como Funciona a cidade?
Fase 1 – Ações Formativas para o Movimento de Moradores – Fórum Lapenna
 4 encontros, sábados, no Galpão, das  13h30 às 16h30
A partir de 16 de fevereiro
Orientação: Colaboradores FTAS (Inácio, Cometa, Guiné), 
Jairo Sierra (OAB), Deisy Fernandes (doutorando comunicação USP - Fapesp)
e Celia Carvalho – Cursando Políticas Públicas EACH USP
Carga horária total: 12 horas
Interessados/ inscritos: 22 moradores

Objetivo Geral:  Qualificar o movimento de moradores, que se estabelece no território no que diz respeito à reivindicação de um projeto de urbanização, sendo a questão da habitação a provocadora de ações integradas.

Objetivos específicos
. Compreender o que são e quais as responsabilidades dos Poderes Executivo e Legislativo
. Estudar o estatuto da cidade nos aspectos que dialogam com o que é definido como caminho e prioridade do movimento em sintonia com as necessidades do território
. Estudar com os moradores o desenvolvimento e operação de processos / encaminhamentos e articulações necessárias para o encaminhamento das propostas e reivindicações (para que o governo possa atuar de forma sustentável)
. Estudar com os moradores como a cidade se organiza administrativamente (secretarias, órgãos públicos)
. Visitar o artigo V da Constituição

Público Alvo
Adultos da comunidade Lapenna – Jd Nair participantes do movimento de moradores que objetiva o desenvolvimento de um projeto de urbanização a partir da habitação

Plano - 1º Encontro:  A cidade que vivemos (16/02/2013)
Orientadores: Ftas
Registro Pedagógico Comunicacional: Doutorando Deisy Fernandes e Jovens do projeto Intermídia  

Conteúdo / Orientação
Material Apoio Didático
Forma de registro
13h30: Roda de Conversa: Como funciona a cidade / Identificar os Poderes e órgãos públicos)
Orientação: NCC e PAF (Cometa e Guiné)
Texto editorial “A Voz do Lapenna” – Solidariedade e co – responsabilidade e Matéria “Como funciona a cidade / Projeção em Power point “Secretarias, Secretários e suas responsabilidades”  
Captação de áudio da ação e imagens fotográficas (intermídia / Deisy) do retorno das provocações e orientação
14h30: A cidade tem seu estatuto (foco na questão da ocupação do solo e habitação)
Orientação: ACA (Inácio)
Texto poético: Carlos Drummond de Andrade – João de Barro e o Chupim / Texto sucinto – apostilinha sobre o que é o Estatuto da Cidade e os planos da municipalidade que dialogam com as necessidades do território (Intermídia produziu)
Captação de depoimentos sobre as reflexões tanto da interpretação da poesia, quanto do conteúdo trabalhado que diz respeito ao Estatuto
15h30: Intervalo
Intervalo
Intervalo
16h00: Roda de conversa final / reflexão
Mediação: Jovem Intermídia
Cartilha: Mobilização social (Intermídia) distribuída como um presente para os moradores
Os participantes escrevem frases no papel craft frases que signifiquem para cada um o que foi o dia de hoje
16h30: Encerramento
Canção: A cidade e a gente (samba Intermídia)
Registro audiovisual

Plano -  2º  Encontro:  Os direitos do cidadão e a co - responsabilidade / Letramento Político (23/02/2013)
Identificar os direitos a partir do objeto reivindicado e perceber o desenvolvimento de processos e encaminhamentos
Orientadores: Dr. Jairo Sierra e Ftas
Registro Pedagógico Comunicacional: Doutorando Deisy Fernandes e Jovens do projeto Intermídia

Conteúdo / Orientação
Material Apoio Didático
Forma de registro
13h30: Roda de Conversa: “O que pretendemos atualmente para o território” / Projeto de Urbanização / o que diz o artigo V da constituição sobre esse objeto / cabe apontar o que é Política Pública
Orientação: Jairo Sierra
Síntese do artigo 5º no que diz respeito ao que atualmente é pretendido / material extraído do artigo de Jairo Sierra – Blog NCC sobre os programas e políticas públicas voltados à habitação (apostilinha)
Captação audiovisual da roda e registro textual (Jovens Intermídia)
14h30: “Escrever e encaminhar com substância e conhecimento”
Orientação: NCC e Ftas

Utilização do Laboratório do NCC / Computadores – localizar na internet os órgãos que dialogam com o objeto atualidade do movimento e redigir ofícios, solicitações tendo como base direitos e os programas existentes
Arquivar procedimentos e redações nos computadores e estabelecer um email para o grupo
15h30: Intervalo
Intervalo
Intervalo
16h00: Roda final: “Canção “Antigamente quando me falavam email” (xote)
Mediação: Jovens Intermídia
Espaço livre para dança, violões, percussão leve / apostilinha sobre envio, mensagem, recebimento – correio eletrônico
Registro audiovisual


Plano -  3º   Encontro:  Metas de uma cidade para um bem viver (23/02/2013)
Conhecer quais as propostas / metas para a cidade que dialogam com a localidade
Orientadores: Celia Carvalho  e Ftas
Registro Pedagógico Comunicacional: Doutorando Deisy Fernandes e Jovens do projeto Intermídia

Conteúdo / Orientação
Material Apoio Didático
Forma de registro
13h30: Roda de Conversa: Plano de Metas e Plano Diretor. O que vem a ser tudo isso?
Orientação: Celia Carvalho EACH USP (Gestão de Políticas Públicas) e FTAS
Resumo da lei da transparência / texto sobre a necessidade de acompanhar a execução do Plano de Metas / síntese dos encaminhamentos do Movimento ao Poder Público
Captação audiovisual da roda e registro textual (Jovens Intermídia)
14h30: Jogo de percepção com o material que foi entregue no primeiro dia (Plano de Metas / Intermídia) o que conversa diretamente com a localidade
Orientação: Ncc Habitar é comunicar

Material entregue no primeiro dia para o jogo (humanos e não humanos / mobilização não humana) meio ambiente urbano /
Gravar em vídeo a teatralização
15h30: Intervalo
Intervalo
Intervalo
16h00: Roda final: Canção “Amora já não é tempo”
Mediação: Jovens Intermídia
Espaço livre para dança, violões, percussão leve / apostilinha sobre envio, mensagem, recebimento – correio eletrônico
Registro audiovisual

 Obs: O quarto encontro será uma atividade de Comunicação / cartografia com a orientação da doutorando Deisy Fernandes. 


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