segunda-feira, 30 de março de 2015

Um conto interdisciplinar *

“As capelas cientificas, fundadas sobre o
signo da especialização, vivem muito mais a
vontade num mundo fechado, onde a verdade
de cada um é menos contestada, do que num
mundo aberto, onde estão expostas
aos ventos da crítica.”
HILTON JAPIASSU

Um dia o educador teve a coragem de abandonar o conforto da linguagem técnica e aventurou-se num domínio que é de todos. Sentiu ao perceber pelas respostas dos educandos que essa aventura não anulara o poder do saber, mas desenhara-se concretamente o caminho de partilhar o poder que se tem. Um desejo dominou o educador, a vontade de ser interdisciplinar.
Isso exigiu uma profunda revisão do pensamento, um caminho de trocas, intensificante diálogo, integrar conceitos e metodologias da diversidade do saber e, principalmente, estimular a descoberta e permitir que os educandos trouxessem seus objetos e suas necessidades investigativas, para posteriormente conceituar a descoberta e a complexidade das ideias - objeto, incorporando resultados de várias especialidades e tomar emprestado o conhecimento de outras disciplinas e da própria experiência de vida dos educandos com suas criatividades, espontaneidades e saberes.
Sim, esse educador republicano, trabalhando dentro da coisa pública, na rede que, naquele momento, trazia perspectivas e diretrizes de uma educação integrada ao território, orgânica e integralmente pulsante pela demanda de efeitos sociais oriundos da desigualdade.
 O educador parou, pensou: será que abandonara o pedagógico, em meio ao dar conta do currículo, e essa dinâmica nova e interessante seria uma viagem de multiplicações de estratégias didáticas, somente para poder ser agradável diante das ideias – objeto dos educandos? Ou realmente ele ingressara numa via em que lhe permitia dar conta do caráter dialético da realidade social que emerge nos espaços educativos, num movimento em que a realidade se apresentava una e diversa ao mesmo tempo?
Ah, pouco a pouco, os educandos foram se sentindo mais autores, com aquela mudança atitudinal do educador e, até ideias e objetos que, antes da aventura do educador de entrar num domínio do conhecimento que é de todos, lhes pareciam infundados, efêmeros, sem consistência e probabilidade de contribuírem com a aprendizagem e a intervenção no meio, protagonizada e provocada pelos educandos, passaram a demonstrar a ele e a outros educadores que daquelas ideias – objeto nascera o germe da interdisciplinaridade, essa maneira de ser, aprender, ensinar e intervir que se configura, no mínimo, como uma alternativa à abordagem normalizadora dos diversos objetos de estudo.
Conversou com o professor polivalente, ora, ele era professor polivalente, amplificou sua descoberta e atitude corajosa com os outros polivalentes, do fundamental, com os do ciclo autoral, sentiu uma necessidade de dupla, tripla, quádrupla regência, regência coletiva, ao mesmo tempo de aprender ainda mais como provocar descobertas a partir da realidade que os educandos traziam. Ele saíra do lugar em que muito tempo permanecera. A princípio estranhou, mas depois considerou ótimo o fato de que as coisas fugiam da sua governabilidade, sentiu uma vontade de trabalhar mais e mais as áreas que não dominava, tudo em função do objeto. Sim, pensara ele, era do objeto que nascera a interdisciplinaridade, e ele também se sentira um ser interdisciplinar.  

*Uma releitura do artigo “A interdisciplinaridade como um movimento
articulador no processo ensino – aprendizagem” de Juares da Silva Thiesen




Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

NCC São Miguel no Ar

Galpão de Cultura e Cidadania
Rua Serra da Juruoca, nº112
Jardim Lapenna - São Miguel Paulista
São Paulo - SP
Telefone: (11) 2956 0091
E-mail NCC: projetosmnoar@gmail.com

Fundação Tide Setubal

Rua Jerônimo da Veiga, 164 - 13° andar CEP 04536-000 Itaim Bibi - São Paulo - SP Telefax: (11) 3168 3655
E-mail: fundacao@ftas.org.br

CDC Tide Setubal

Rua Mário Dallari, 170
Jd. São Vicente - São Miguel Paulista
São Paulo - SP
CEP 08021-580 Telefone: (11) 2297 5969

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO