domingo, 3 de maio de 2015

Pensar num território educador

A complexidade e complexificação da sociedade humana
tem requerido conhecimentos teóricos e práticos
cada vez mais abrangentes para subsidiar ações
em prol da sustentabilidade social
e da melhoria da qualidade de vida
Lia Sanicola

O lócus do conhecimento e do sentido do território, intrínseco estará compreendido quando interpenetrado nas interculturalidades de cada bairro, cada vila, numa extensão, exteriorização de um pensamento educador que converge mudanças, identificado com a diversidade de cada localidade, implicando um código aberto, colaborativo e participativo.
Um território educador concebe também os esforços alinhados às demais ações educadoras, advindas além da escola, do que se convencionou chamar de educação não – formal, mais o caráter informal que demanda da experiência de cada ser humano, sejam crianças, jovens ou adultos no espaço – território em que aprendem, ensinam, interveem, tanto com a espontaneidade advinda da relação com os pontos percorridos presencialmente ou os revelados na ubiquidade propiciada pelas linguagens e tecnologias de olhar, cartografar, brincar, habitar e se relacionar a gerar uma perspectiva nos espaços educativos, culturais e de convivência de conexão com todos os elementos simbólicos, afetivos, econômicos e políticos.
Os elementos ecossistêmicos constituintes de um território - educador substancializam as condições em que os direitos sociais são produzidos e garantidos. São frutos de necessidades ideológicas, econômicas, subjetivas que definem também o pensamento ressignificado de uma escola pública democrática e suas interações com os lugares do espaço - território, seus atores e seres não só humanos, a provocar essencialidades de uma educação para o desenvolvimento integral do ser, a exigir, para tanto, uma gestão pública com dinâmica intersetorial e conectiva, a compor uma foz de um rio a contribuir para alimentar um delta de desenvolvimento comunitário que perpassa um pensamento complexo de constituição de uma cidade integrada a fomentar políticas e agentes de desenvolvimento local.
Pensar em um território - educador implica pensar em intersetorialidade. Implica pensar em recursos advindos de redes que se desenham num rizoma socioeducativocultural, como contextualiza Lia Sanicola Assistente Social, Especialista em Rede Social pela Universidade de Paris,), da rede primária do indivíduo (família, vizinhos, amigos, trabalho) como na rede secundária (escola, serviços de saúde, Igreja, ONG´s e todas outras instituições, organizações de mercado e de terceiro setor que participam da vida do sujeito). Cada nó da rede possui uma estrutura e uma função própria, influenciando-se mutuamente.
Nasce mais uma criança, como agora nesse instante. A princípio só uma criança. Nasce e habita esse território, esse pedaço de planeta. Tornar-se-á em breve, assim é nossa expectativa, um sujeito de direitos, porém ela depende das condições materiais, educacionais  e culturais em que produzimos todos os seus direitos.
Por exemplo: o direito à educação não pode ser isolado das formas concretas que reproduzem os direitos humanos de sujeitos concretos. Isso muda radicalmente não só a função social da escola, mas de todos os pontos e ações colaborativas de uma teia voltada para construção de um território - educador, o que demanda também intervenção e proteção social, além de conexão atitudinal integrada, para dar conta até da sobrevivência dessa criança que nasceu nesse instante e de tantas outras crianças.  



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