Eu nasci em Paz Landi no Piauí, eu estudei ate o 1º ano do ensino médio. Tenho muita vontade de terminar os estudos e, agora aqui em São Paulo, acho que vou terminar. Tem oito meses que estou aqui. Na minha época de colégio era muito bom, gostava demais, uma pena eu não ter terminado. Ia junto com minhas amigas para escola, a gente fazia os trabalhos do colégio juntas, uma época que sinto falta e tenho boas lembranças, só não era melhor porque a gente pegava transporte e tínhamos muita dificuldade em ir para o colégio. A gente morava no interior e a escola ficava muito longe e em época de chuva, nós passávamos de duas a três semanas sem ir a escola. Assim perdíamos muita coisa na escola.
Para mim a melhor coisa que fiz foi ter estudado mesmo sem ter terminado. Os professores eram muito bons, não eram muito rígidos. Alguns eram inteligentes, outros, na minha avaliação eram ignorantes, mas mesmo assim não posso reclamar. Antigamente os alunos só não estudavam por falta de oportunidade, ou porque a escola era muito longe. Nos tempos de hoje os alunos só não aprendem se não quiserem, têm tudo para aprender: escola perto, computador, um professor para cada matéria, os pais que incentivam, é muita coisa boa, uma pena muitos jovens não darem valor aos estudos. Não sabem o que eles estão deixando passar, no futuro eles vão dar conta e se arrependerem de não ter aproveitado a adolescência para estudar e ser alguém na vida.
Eu tenho uma filha e quero muito que ela estude, vou fazer tudo que eu puder para que ela estude e se forme. Não quero que ela seja igual a mim, que pare seus estudos, quero que ela comece e vá ate o fim. Eu não terminei os estudos, porque na época com 20 anos, eu já tinha minha filha e onde eu morava, a série que eu estudava, só tinha à noite. Não tinha como, não tinha com quem deixar a minha filha, foi por isso que eu parei, mas agora eu quero voltar.
Sai de lá do Piauí por que meu esposo estava aqui, fui abrigada a vir para não deixar ele só. Não queria vir pra cá. Se fosse por mim eu estaria lá até hoje. Aprendi a gostar daqui, mas a minha família esta toda lá. Meus pais, eu sinto muita falta deles. Falo com a minha mãe sempre pelo celular, mas não é a mesma coisa, queria estar perto dela. Aqui só tem eu da minha família, é muito ruim viver longe deles. Mas pelo menos tem a minha filhai, eu cuido da filha da minha prima Claudete, é bom, ela é muito boazinha, apesar de tudo, aqui tem mais oportunidade que lá no Piauí, Minha filha estuda numa boa escola, ganho um dinheirinho por aqui. Vou voltar a estudar e sei que tudo será melhor. Isso me dá conforto e ameniza a minha tristeza de estar longe da minha família (choro).
Creana Maria da Silva - 26 anos
Nasceu em Paz Landi - Piauí
Moradora do Jd. Lapenna
Postar um comentário