A Educação para Jovens e Adultos (EJA) é uma forma de ensino da rede pública no Brasil, para pessoas que não conseguiram concluir os estudos básicos em idade apropriada. O estímulo à leitura, escrita e inclusão digital também fazem parte da metodologia do EJA, e o NCC agora é parceiro nessa caminhada.
Sob o apoio da estagiária do NCC, Elizangela Sousa, e a professora do EJA, Patrícia, quinzenalmente, às quartas-feiras, os alunos, no laboratório do NCC, aprendem os conteúdos do programa do EJA, a partir de exercícios encontrados em sites de educação.
“Os alunos estão bem motivados, praticam o tempo todo com muita atenção. O legal é que os exercícios são de acordo com o grau de alfabetização de cada um, então todos vão superando seus limites aos poucos”, conta Elizangela.
Agora os alunos do EJA querem mais: além de aprender a ler e escrever se interessaram em conhecer melhor as possibilidades do mundo digital, por isso se inscreveram na oficina “Tecendo na rede” que começa no dia 16 de outubro.
Tecendo na rede, idealizado pela estagiária do NCC, Jéssica Araújo, é a 2ª fase do Programa "Navegar é preciso", inclusão digital protagonizada pelo NCC. Até agora 18 pessoas se inscreveram. Os encontros, no total de seis, acontecem aos sábados. Essa ação também se configura como uma atividade de letramento, afinada com os objetivos de fortalecer as pessoas do território, para comunicar e expressar suas idéias, como também qualificar a participação nos movimentos locais. Os inscritos, na sua maioria, público adulto, contam suas histórias, aprendem a digitar, a encontrar o programa Word / Office, editar textos, criar seus emails, navegar na internet e visitar sites úteis, além de editar, postar suas histórias e suas contações, num blog específico.
Por Andrelissa Ruiz
Educomunicadora - NCC
Postar um comentário