quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Brasileiro lê melhor, mas segue defasado


Os estudantes brasileiros com 15 anos melhoraram em leitura, ciências e matemática nos últimos nove anos. Seguem, porém, entre os mais atrasados do mundo.
A constatação é da avaliação internacional chamada Pisa, coordenada pela OCDE (organização de nações desenvolvidas), que analisou a educação em 65 países.
O exame avalia as áreas a cada três anos. Nesta edição, a prioridade foi leitura, em que a média brasileira avançou 4%. Essa melhora significa que o aluno de hoje tem um conhecimento equivalente a seis meses de aula a mais do que os de 2000, conforme cálculo da Folha.
Para o OCDE, o avanço foi "impressionante". Ainda assim, os brasileiros estão com mais de três anos de defasagem ante os chineses, os líderes da lista, que passaram Finlândia e Coreia.
No ranking, o Brasil está na 53ª posição, com nota semelhante a Colômbia e Trinidad e Tobago. Os avanços percentuais em ciências e matemática foram maiores que os de leitura, mas as colocações são semelhantes.

HABILIDADES
A avaliação aponta que o conhecimento médio do aluno brasileiro permite que ele entenda subjetividade simples em um texto, mas não consegue encontrar, a partir de trechos diferentes, a ideia principal de uma obra.
O relatório aponta algumas dificuldades enfrentadas pelo Brasil: aumento do crescimento de matrículas ocorrido apenas recentemente; muitas escolas rurais, com poucos recursos; e altas taxas de repetência.
Já para explicar o desempenho melhor, foram citados o aumento do gasto com educação (de 4% do PIB em 2000 para 5,2%); ajuda federal a municípios em dificuldades; e criação de indicador de qualidade (Ideb).
Também foram apontadas "inovações" locais, como aumento salarial dos docentes no Acre e adoção de currículo único em São Paulo.
"As coisas estão melhorando. Não existe a bala de prata que vai resolver o problema da educação brasileira", disse o ministro Fernando Haddad (Educação).

Fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff0812201001.htm


Em 05 escolas públicas de São Miguel Paulista


também constatamos características semelhantes



Muito do que foi constatado no Pisa, Programa Internacional de Avaliação de Alunos, que avalia, a cada três anos, estudantes de 15 anos de países da OCDE (Organização das Nações Desenvolvidas), sentimos de certa forma em nossas ações de letramento nas escolas publicas de São Miguel Paulista, as quais atuamos utilizando a Educomunicação. Os educandos entendem subjetividade simples em um texto, mas muitos não conseguem encontrar, ou têm dificuldades para encontrar a idéia principal da obra. E vejam, trabalhamos com 120 educandos no Projeto Jovem Comunica em 05 escolas e na Rádio Ação na E.E. Shinquichi Agari com 420 alunos que estudam língua portuguesa, sobretudo interpretação de textos com os professores de língua portuguesa por meio da linguagem radiofônica.



O Brasil está em 53º no índice leitura no ranking internacional de educação

e São Paulo está em 5º lugar no País



Jornal “Folha de São Paulo”


Depoimento Secretário Estadual de Educação – SP


“O Resultado de São Paulo e do Brasil foi bom. O desempenho em 2000 não foi alto porque estávamos acabando de consolidar a universalização das matrículas. Qualquer lugar do mundo que fez isso teve dificuldade em melhorar as médias."



Paulo Renato Souza




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