bolsa de estudo na PUC-Campinas
Aprovada para cursar Arquitetura e Urbanismo com bolsa de estudo integral pelo ProUni na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, a estudante Jéssica Araújo Nascimento, de 20 anos, se diz muito feliz e surpresa com o resultado.
Educadora do NCC São Miguel no Ar, a jovem consultou a relação de aprovados da segunda etapa do ProUni (Programa Universidade para Todos) domingo à noite, 27 de fevereiro, dia em que ocorreu a publicação, e não acreditou quando percebeu sua conquista.
Para ela, essa oportunidade tem um significado especial e representa um passo importante em sua vida. Moradora do Jardim Lapenna, Jéssica cursou o ensino básico e médio em escolas da rede pública e se tornou conhecida pelo empenho e dedicação aos estudos, sempre buscando se espelhar nas pessoas que admira e tem como referência.
“Muitas pessoas que passaram pela minha vida, inclusive do NCC, contribuíram para ampliar meus horizontes. Às vezes é só isso que as pessoas precisam, um impulso que as motive e as dê a perspectiva de um futuro melhor, de um projeto de vida bom”, diz.
A estudante sabia que precisava aproveitar as oportunidades existentes e aumentar suas chances de acesso a um ensino superior de qualidade. Por isso, realizou o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2009 e 2010 e fez sua inscrição no ProUni, além de prestar vestibulares para universidades públicas e privadas de São Paulo.
Antes disso, há um ano, em março de 2010, preocupada em obter um bom desempenho nas provas, a jovem começou a freqüentar cursinho pré-vestibular e a se dedicar mais aos estudos. Ela conta que encontrou dificuldades para conciliar trabalho e estudo e absorver os conteúdos que eram novidade e não revisão.
“Eu me desdobrava, chegava tarde em casa e nem sempre conseguia estudar como queria. O ensino da rede pública é muito fraco e por isso comecei a fazer curso preparatório. Não deveria ser assim, gastei o dinheiro que eu não tinha e foi mais um ano de espera para ingressar na universidade”, afirma.
Porém, apesar das dificuldades encontradas, o esforço que a estudante canalizou para os estudos permitiu que ficasse mais próxima de alcançar seu objetivo. E assim como ela, mais de 600 mil estudantes tiveram a oportunidade de ingressar em cursos superiores com bolsas de estudo integral, concedidas pelo ProUni, desde a criação do Programa, segundo dados publicados pelo Ministério da Educação.
Agora, o próximo passo para efetivar a bolsa e dar início aos estudos é comprovar as informações apresentadas na inscrição e se matricular na Universidade. O prazo encerra-se amanhã, dia 04 de março, e, mesmo com o entusiasmo pelo desempenho obtido, Jéssica Araújo e sua família “mantém os pés no chão”.
“A Jéssica tem muita força de vontade e vai atrás do que quer. Fiquei feliz com o resultado, mas ainda tem muita luta. É preciso dinheiro e sem salário fica difícil, lá ela vai estudar o dia todo”, diz Josineusa Maria de Araújo Nascimento, mãe da estudante, e a filha completa “preciso colocar na balança e pesar a situação, por que tem muitas outras coisas envolvidas. Não sei como vou me manter lá”.
Para estudar em período integral na Universidade aprovada, Jéssica terá de se mudar para a região de Campinas, com a opção de morar com familiares ou em uma república de estudantes.
Katia Ramalho
Estagiária do NCC
É muito difícil estudar em um lugar longe de casa. Para quem é pobre essa barreira é ainda maior. É o mito da Universidade para Todos. Ela ganhou a bolsa, mas as condições para se manter na faculdade praticamente não existe. Tomara que você vença esse desafio.
Parabéns Jéssica !
No Brasil o grande desafio do acesso aos cursos superiores gratuitos é justamente a permanência dos alunos de baixa renda, ainda mais quando se trata de estudar em outro município.
Jessica,
Parabéns! Que você possa seguir como educadora e educanda, como inspiração para muitos mais jovens com a mesma garra que você! boa sorte!!
Agradeço ao NCC e a todos que postaram comentários de apoio, anônimos infelizmente, agradeço de verdade, fiquei muito feliz. Obrigada!
E concordo com todos referente à dificuldade de permanência na Universidade, mesmo com bolsa integral, em outro município. Foi muito difícil pra mim tomar uma decisão, mas o mais importante é que eu tive uma comprovação de que valeu a pena todo esforço sofrido.
Postar um comentário