Fórum creche
No dia 06 de Dezembro de 2011 foi realizado no Galpão de Cultura e Cidadania do Jardim Lapenna o encontro dos moradores do Movimento pela educação – creches, EMEIs e EMEFs. O tema foi sobre as conquistas de duas creches e o planejamento das creches futuras na região da Zona Leste. Estavam presentes o Padre Ticão, o Secretário Municipal de Educação Alexandre Schneider, o Diretor Regional de Educação Isaías Pereira e Maria Carmo da Silva - assessoria de planejamento da Secretaria e cerca de 100 moradores da Zona Leste.
Padre Ticão abriu a reunião relatando o trabalho da Fundação Tide Setubal, também citou o “Aprendiz Legal”, um programa do CIEE em parceria com a Fundação Roberto Marinho voltado a jovens de 14 a 24 anos, inclusive para portadores de deficiência.
Depois disso, Padre Ticão passou a palavra para o Secretário da Educação, que discutiu sobre políticas públicas dessa área. Mostrou os dados referentes ao crescimento da oferta das creches de 2004 a 2010, que passaram de 1800 a 9000 crianças. O Secretário apontou as obras que já estão com contratos estabelecidos e também a procura de novos terrenos pela Secretaria para nossos equipamentos educacionais. A meta é construir mais 9 CEIS, gerando 1.800 vagas, 8 EMEFS que significa outras 10.000 vagas e 11 EMEIS - 5.000 vagas - totalizando 16.800 vagas.
Segundo uma moradora Parque Santa Rita, presente no encontro, seu bairro está esquecido, pois falta programas de cultura para atividades com crianças e adolescentes. Ela também argumenta que mulheres deixam de trabalhar para cuidar de seus filhos, pois falta creche.
Maria Carmo da Silva, assessora de planejamento da Secretaria Municipal de Educação, ressaltou: “não temos mais terrenos públicos em áreas que temos demanda, temos dinheiro, mas falta terreno” e deixou um recado “onde for construir Conjuntos Habitacionais, os moradores ficarem atentos para deixar áreas reservadas para construções de creches e UBS”.
O secretário Alexandre Schneider ainda disse que a Secretaria de Educação está aberta para ouvir sugestões de localidades em bairros caretes.
Autores:
Matheus Gregory e Wagner Silva
Integrantes do Projeto Sintonia Cidadã
Postar um comentário