domingo, 20 de janeiro de 2013

 Estudo do Plano de Governo Municipal
feito pelo Coletivo Intermídia Cidadã 
Jovens estudaram propostas das áreas que mais dialogam com as necessidades de São Miguel Paulista 




Propostas dos jovens:
A primeira tentativa foi questionar os Secretários durante o encontro do Fórum Nossa SP - Irbem, porém a ideia é endereçar as questões abaixo aos Secretários, como também, por meio de ações educomunicacionais apresentar às pessoas no Fórum do Jd Lapenna, em outros espaços de discussão sobre a cidade e nas mídias sociais. 

Missão: Acompanhar o desenvolvimento do Plano de Metas e identificar oportunidades, o que inclui também as escolas com as quias o Coletivo se relaciona


1.1 ESPORTE

1) Observando o "Arco do Futuro" encontramos em Esporte e Lazer a seguinte frase: "Implantação do esporte nas escolas como parte da formação integral dos alunos". Sabendo que o esporte já faz parte da formação dos alunos por meio das aulas de educação física, onde é possível aprender tanto na teoria como na prática, qual será a colaboração que a atual gestão trará para tornar mais forte esse ensino?

2) É citado no "Arco do Futuro" a ideia de garantir o funcionamento de dois Centros Olímpicos, um na Zona Sul e um na Zona Leste da cidade. É fato que um desses Centros Olímpicos já existe, esse se encontra na Zona Sul, porém, não é do conhecimento da população um Centro Olímpico na Zona Leste. Sabendo de tudo o que foi citado, já existe um projeto para a construção de um Centro Olímpico na Zona Leste? Onde? E qual seria o tempo estimado para que a obra fosse encerrada e inaugurada para benefício público?

3) Uma das propostas da atual gestão é a do esporte 24 horas, proposta essa citada no Arco do Futuro. Como seria a administração dos locais que ficariam abertos por 24 horas, para que os mesmo não se tornem ponto de encontro para usuários de drogas ou locais vulneráveis?

1.2 MOBILIDADE URBANA

1) O que esses novos corredores vão ajudar? E quando serão iniciados?

2) Você acredita que a ampliação da mobilidade urbana, nos finais de semana e feriados irão minimizar índices de violência nestes horários?          

3) Como seria essa central de informações que possa ajudar qualquer pessoa onde ela estiver ?        

4) Com essa mudança de combustíveis proposta no Arco do Futuro em que prazo isso aconteceria tendo em vista que a troca da frota deve ocorrer?   

5) De que forma a adoção do bilhete único diário pode ajudar o usuário que usa o vale transporte e os estudantes?   

6) Sobre a criação do programa " Caminho Seguro", quando acontecerá e como traria empregos para os cidadãos ?

1.3 DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
1    1)  Em que um conselho de desenvolvimento econômico e social pode ajudar os menos favorecidos?

2) Como implantar um sistema de custos que viabiliza a correta ampliação de recursos públicos, e como isso pode aperfeiçoar a gestão de administração pública?

3) Poderia nos explicar em que pode ser benéfico à população disponibilizar no portal da prefeitura as informações financeiras e físicas do ciclo orçamentário?

4) Como criar uma política de regularização do comércio de ambulantes pode ser benéfico a essas pessoas, já que em nossa cidade muitas dessas pessoas não possuem um respectivo local de trabalho?

1.4 DIGNIDADE, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS
1) Como abranger e acolher os moradores de rua nos albergues com segurança e mais acessibilidade?
2- Como INVESTIR NA SAÚDE E NA CONSCIENTIZAÇÃO DE JOVENS E ADOLESCENTES SOBRE O DIREITO E A IMPORTÂNCIA DO USO DA CAMISINHA NA HORA DA RELAÇÃO SEXUAL? Já que, por exemplo, no Jardim Lapenna, zona leste, o índice de gravidez na adolescência é bem significativo?
3- Como GARANTIR UM FUTURO MELHOR PARA NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM LAZER CIDADANIA E MAIS EDUCAÇÃO E PROJETOS?
4-Como ter DIREITOS IGUAIS PARA TODOS CIDADÃOS?
5- Como TER PROJETOS PARA OS JOVENS E MAIS EMPREGOS PARA ESSES NOVOS APRENDIZES?
1.5 CULTURA
1) De acordo com o planejamento que prevê a criação de dois novos centros culturais, um na Zona Sul e outro na Zona Leste, sendo que a mobilidade para esses centros não será viável para todas as pessoas e que também já são existentem Casas de Cultura e Centros Culturais para a maioria dos bairros.

Não seria melhor otimizar a gestão desses centros já existentes? Como, por exemplo, o ro cultural do Itaim Paulista que possui uma péssima gestão e se encontra em uma situação de abandono. Utilizar estes espaços aplicando a eles os projetos que seriam implantados nos centros culturais futuros, eliminaria o prejuízo da construção de novos centros Culturais, traria utilidade aos já existentes e viabilizaria a mobilidade das pessoas a esses espaços, tornando fácil e possível a participação de todos.

2)Sabendo-se que serão instaladas escolas municipais de iniciação artistica nos CEUs e nas escolas de tempo integral, porque não expandir este projeto para todas as escolas municipais e não apenas CEUs e escolas de tempo integral, além de tornar um projeto publico, aberto não apenas pararo cultural do Itaim Paulista que possui uma péssima gestão e se encontra em uma situação de abandono. Utilizar estes espaços aplicando a eles os projetos que seriam implantados nos centros culturais futuros, eliminaria o prejuízo da construção de novos centros Culturais, traria utilidade aos já existentes e viabilizaria a mobilidade das pessoas a esses espaços, tornando fácil e possível a participação de todos.

2)Sabendo-se que serão instaladas escolas municipais de iniciação artistica nos CEUs e nas escolas de tempo integral, porque não expandir este projeto para todas as escolas municipais e não apenas CEUs e escolas de tempo integral, além de tornar um projeto publico, aberto não apenas para estudantes?
centro cultural do Itaim Paulista que possui uma péssima gestão e se encontra em uma situação de abandono. Utilizar estes espaços aplicando a eles os projetos que seriam implantados nos centros culturais futuros, eliminaria o prejuízo da construção de novos centros Culturais, traria utilidade aos já existentes e viabilizaria a mobilidade das pessoas a esses espaços, tornando fácil e possível a participação de todos. O que o senhor tem a dizer sobre isso?

2) Sabendo-se que serão instaladas escolas municipais de iniciação artística nos CEUs e nas escolas de tempo integral, porque não expandir este projeto para todas as escolas municipais e não apenas nos CEUs e escolas de tempo integral, além de tornar um projeto público, aberto não apenas para estudantes?

1.6 SUSTENTABILIDADE URBANA

1) De acordo com a proposta de reordenamento de solo (levando em consideração que eles muitas vezes estão ocupados por moradias ou instalações irregulares) O que vocês pretendem fazer com os moradores ou ocupantes destes locais ?

2) Na proposta de melhoria e ampliação dos espaços públicos de lazer e esporte como vocês pretendem manter o controle dessa melhoria ? E vocês não acham que, na verdade, o problema maior não é a falta mas sim a má conservação desses locais ? (já que nem sempre atendem a quem realmente deveria)

3) Vocês tem propostas que visam a redução de resíduos sólidos através do incentivo a reciclagem, e também visam a inclusão social dos catadores. Como exatamente vocês planejam a inclusão desses catadores?

4) De acordo com a proposta de manejo e reaproveitamento de resíduos eletroeletrônicos de que forma exatamente vocês planejam coletar esse material. E o produto reaproveitado chegaria exatamente a que "mãos" ?

5) Na proposta de erradicação da disposição irregular de resíduos em vias públicas como vocês pretendem colocar em ação e sobretudo fiscalizar essa proposta ? E que novos destinos esse resíduos teriam ?

1.7 SAÚDE

1) Quais serão as medidas implantadas para melhorar a qualificação dos profissionais da área da saúde?       

2) Os hospitais atualmente não estão dando conta de atender a população com qualidade, não só por falta de equipamento público, mas também por uma administração falha por consequência de governos passados. Como o senhor pretende reorganizar essa área nesse novo governo?


1.8  HABITAÇÃO 

1. Como vai funcionar a proposta de revitalização de edifícios antigos em São Paulo, e qual público deve ser priorizado na ocupação destes edifícios e se será uma decisão estritamente institucional?

2. Uma das soluções apresentadas para a construção de novas moradias é a participação da comunidade, o que subentende-se como mutirão, como acontecerá o repasse de subsídios para a confecção deste plano?

3. No plano de metas apresentado podemos notar que uma de suas propostas é aproximar o cotidiano de trabalho dos servidores a população atendida através da descentralização territorial, qual efetivamente será o plano de ação para que isso ocorra?

4. Sabemos que em nosso país o caráter assistencialista é uma política comum, e que consequentemente bem aceita pela população, principalmente os mais pobres. No entanto ainda podemos encontrar deficiências neste programas, o que pode ser feito para otimizá-los inicialmente?


















Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

NCC São Miguel no Ar

Galpão de Cultura e Cidadania
Rua Serra da Juruoca, nº112
Jardim Lapenna - São Miguel Paulista
São Paulo - SP
Telefone: (11) 2956 0091
E-mail NCC: projetosmnoar@gmail.com

Fundação Tide Setubal

Rua Jerônimo da Veiga, 164 - 13° andar CEP 04536-000 Itaim Bibi - São Paulo - SP Telefax: (11) 3168 3655
E-mail: fundacao@ftas.org.br

CDC Tide Setubal

Rua Mário Dallari, 170
Jd. São Vicente - São Miguel Paulista
São Paulo - SP
CEP 08021-580 Telefone: (11) 2297 5969

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO