sexta-feira, 12 de abril de 2013


Diálogo de dois jovens no trem e o observador é flagrado.
A moça empregada doméstica e o moço segurança da boate

- Nossa, é você mesma, aquela menina pequenina, filha do Tijolo, irmã do Guma. Você, naquele barraco brincava com todo mundo nos dias em que a gente jogava “Pife” –surpreso com o encontro, observou Edelson.
- Sou eu, isso mesmo, a Evelyn, antes a menina, agora mulher crescida, na luta como empregada doméstica – salientou com ares de atestado de emprego, misturado com percepção do interesse de Edelson pelo seu corpo, pernas esticadas sobre o banco do trem. 
- E o Guma? Como anda teu irmão?
- Tá desandado, entra e sai da Fundação Casa, se juntou com o “Mi” nesses esquemas de assalto, mas como é “de menor” vai e volta, “L.A.”... Enquanto isso o “Mi” tá de boa tem a proteção dos “primo”, assim diz ele. Mas você tá engomado, tá trabalhando onde?
- Sou segurança de boate de uns bacanas, maior esquema, “os cliente” dá hora, “gorja das grossas”, só mulherada bonita, assim como você, só “mulherão”. Fico de olho para assegurar a festinha que rola, vige o pessoal faz de tudo... – pronuncia Edelson com imponência.
- Você deve ganhar bem?
- Ah, tipo uns dois contos, mas como sou sócio da biqueira do Jair, lembra dele? ... Então, levo mercadoria pros bacanas e daí minha renda chega a “quatro conto”, dá ate para pensar em casar com moça bonita como você.
- Casar, vige!! Estou bem, assim, solteira, dando um trampo. E de onde tem droga quero distância. Além do trauma de ver meu pai na cadeia até hoje, mais minha prima que se viciou quando casou com o Tomate e agora teve criança que o Conselho Tutelar já tirou dela. Eh rapaz, e esses olhos grandes para o meu corpo... – finaliza Evelyn com ares de reprovação. 
- Eh Evelyn, não tô de olho não. É o chacoalho do trem que dá essa excitação, mais as lembranças lá da casa noturna. Eh, vai, vai, você é bem bonita. Ué, não pode olhar? Vai dizer que você não gosta de namorar? – provoca Edelson.    
Olhar, até pode, Edelson, mas atualmente meu corpo é do Senhor Jesus Cristo que me salvou, pois a minha família, depois de tanta desgraça, sem casa foi morar num outro barraco e o fogo levou. Hoje dei a volta e não quero regressar ao poço que o Nosso Senhor me tirou – protege-se Evelyn, religiosamente.
- Em relação à religião respeito a escolha e, para mulher, acho até bom. Penso até em casar, to procurando alguém, mas sempre quando acho que encontrei, abro o coração como agora – investe amorosamente Edelson.
- Bem, tenho que descer aqui em São Miguel. E o senhor está olhando para gente, anotou tudo ai, no seu caderninho? – percebe Evelyn, meu monitoramento.
- Achei a conversa interessante – respondo meio sem jeito – dirigindo – me à porta do trem que se abre. Edelson grita de lá dentro, o senhor é escritor ou é polícia? Sou educador, respondo acanhado e ganho um folhetinho da igreja de Evelyn.
Edelson fica a espreitar na janela. Digo a Evelyn que gostaria de passar a limpo o que escrevera. Ela me diz que quem realmente decide é Nosso Senhor. Caminho, passo largo, Praça do Forró, atravesso a passarela. Evelyn me disse a pouco que trabalha na Vila dos Americanos, numa casa de família, perto do restaurante Piassi. 

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

NCC São Miguel no Ar

Galpão de Cultura e Cidadania
Rua Serra da Juruoca, nº112
Jardim Lapenna - São Miguel Paulista
São Paulo - SP
Telefone: (11) 2956 0091
E-mail NCC: projetosmnoar@gmail.com

Fundação Tide Setubal

Rua Jerônimo da Veiga, 164 - 13° andar CEP 04536-000 Itaim Bibi - São Paulo - SP Telefax: (11) 3168 3655
E-mail: fundacao@ftas.org.br

CDC Tide Setubal

Rua Mário Dallari, 170
Jd. São Vicente - São Miguel Paulista
São Paulo - SP
CEP 08021-580 Telefone: (11) 2297 5969

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO