quarta-feira, 13 de novembro de 2013



SESI CE074 – Vila Cisper é destaque na
Etapa Seletiva do 5º Torneio SESI de Robótica

A equipe de Robótica do Sesi CE074 conseguiu classificação para a Etapa Estadual, sendo a primeira colocada no Desafio do Robô. A equipe Nano Tecno Robótica é composta pelos alunos: Gabriel, Leandro, Rafael, João, Anna, Thalyta, Laila e Marcello.
O 5º Torneio SESI tem como tema “Nature’s Fury” (“A fúria da Natureza”) é composto por quatro avaliações: Desafio do Robô, Apresentação de Pesquisa, Design e programação do Robô e Core Values (trabalho em equipe).















Acompanhe entrevista com a equipe:

Como que vocês chegaram ao tema?
Com a observação das comunidades próximas e ampliação de nossa pesquisa, por meio de palestras (INPE e Geólogo) e visitas técnicas (Defesa Civil, comunidades e Bombeiros) decidimos adotar o tema Enchentes e propor uma solução para minimizar os danos causados aos moradores.

Qual foi a comunidade escolhida para pesquisa?
A comunidade escolhida para o nosso estudo de caso sobre enchente foi o “Pantanal”, que compreende os bairros União de Vila Nova, Jardim Romano, Jardim Helena e Jardim Irene todos localizados na Bacia do Tietê.

Qual é a solução proposta pela equipe?
A nossa proposta de solução para o Projeto Tecprev, não consiste em um único dispositivo, mas em um conjunto de ações, que envolvem vários atores do processo: poder público, tecnologia e comunidade. Delimitamos em três principais tópicos: prevenção (Tecnômetro), preservação da vida durante a enchente e ações após as águas baixarem. O “Tecnômetro” consiste em um dispositivo que mede o nível de água do leito do Rio e envia para o computador da Defesa Civil, onde será feito o acompanhamento da variação do nível da água, permitindo projeções, que combinados com a previsão do tempo e índice pluviométrico podem antecipar a previsão da enchente.




Joabs Custodio de Sousa


5 Comentários:

Anônimo disse...

Muito bom o projeto, e que as crianças continuem assim se interessando pela ciência e tecnologia, parabéns equipe Nano Técno Robótica!!!

Maurício Feitoza disse...

Projetos assim, deveriam ser mais icentivados. Inclusive por subprefeituras e por outras escolas. Talvez se outras escolas ou comunidades se envolvessem mais com esse tipo de competição (que propõe soluções para problemas cotidianos) já estivéssemos em outro patamar de desenvolvimento. Parabéns Sesi. Parabéns equipe de Robótica do Sesi CE074!

Anônimo disse...

Parabéns equipe Nano Técno Robótica pelo ótimo projeto,que vem para ajudar os moradores do Pantanal, uma das regiões de São Paulo mais prejudicadas pela enchentes. Venho acompanhando a robótica a muitos anos e gostando dos projetos que vem mostrando que a semente do trabalho duro vira sempre um fruto doce que todo mundo apreciará e tentará fazer melhor, mas que vocês devem tentar melhora mais para que a jornada não acabe.

Anônimo disse...

Esses projetos deveriam ser apoiados pela prefeitura, porque com certeza ajudará nós moradores do Pantanal que sofre com as enchentes, e que a equipe do SESI 074 ande muito nessa jornada para divulgar para o povo o nosso problema e que se conscientizem com essa fúria que nos afeta a cada dia

Unknown disse...

incrivel projeto parabéns pessoal

Postar um comentário

NCC São Miguel no Ar

Galpão de Cultura e Cidadania
Rua Serra da Juruoca, nº112
Jardim Lapenna - São Miguel Paulista
São Paulo - SP
Telefone: (11) 2956 0091
E-mail NCC: projetosmnoar@gmail.com

Fundação Tide Setubal

Rua Jerônimo da Veiga, 164 - 13° andar CEP 04536-000 Itaim Bibi - São Paulo - SP Telefax: (11) 3168 3655
E-mail: fundacao@ftas.org.br

CDC Tide Setubal

Rua Mário Dallari, 170
Jd. São Vicente - São Miguel Paulista
São Paulo - SP
CEP 08021-580 Telefone: (11) 2297 5969

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO