sábado, 18 de janeiro de 2014


Sopro e brevidade da vida poética

Flor do campo alaranjada
avistei foi da janela,
lá do quarto da consciência
onde arrumo minhas tranqueiras.

São tranqueiras e traquinagens,
bagunças e molecagens,
peraltices e teimosias,
covardias e coragens.

Mas não é que desde cedo,
na manhã de espantar insetos
fui me ver e ter sem medo
com as palavras a subir pelos tetos.

Elas, palavras, enredavam-me numa teia,
então, adolescente, resolvi ser
quebra cabeçólogo de palavras,
a catar, juntar e “diz juntar”
o tido e o havido.

Mas hei que o “havido”
despertou o que é que havia,
o que estava dentro de mim,
menino.

Percebi então que o “tido”
me fora emprestado,
por obra transgressora do destino,
pelo próprio destino.

Daí me pus a aumentar os empréstimos,
e, na conta da poesia, apesar de meus poucos
lítero – préstimos, consegui quase que um eterno crédito.

Hoje monto e remonto palavrices, palavras em frases,
e de quebra – cabeçólogo titulei – me, de frase em frase,
pedreiro de casas – coisas – palavras
com quartos bagunçados,
molecadiados,
peraltizados,
teimosiados,
e poetizados...

E para dar conta da anarquia
desses loucos particípios,
consegui uma franquia
com uma linda borboleta,
que aponta sempre
quando amanhece,
para onde está o que a ser escrito
e sentido, por exemplo:
essa flor alaranjada
que avistei inda agora
da janela.

Vai ver que a,linda borboleta
é o que o filósofo Girogio Agamben
disse em seu livro, “ideia da Prosa”, ser musa,
e sua efemeridade traduz o sopro
e a brevidade da vida, por isso é bela.



Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

NCC São Miguel no Ar

Galpão de Cultura e Cidadania
Rua Serra da Juruoca, nº112
Jardim Lapenna - São Miguel Paulista
São Paulo - SP
Telefone: (11) 2956 0091
E-mail NCC: projetosmnoar@gmail.com

Fundação Tide Setubal

Rua Jerônimo da Veiga, 164 - 13° andar CEP 04536-000 Itaim Bibi - São Paulo - SP Telefax: (11) 3168 3655
E-mail: fundacao@ftas.org.br

CDC Tide Setubal

Rua Mário Dallari, 170
Jd. São Vicente - São Miguel Paulista
São Paulo - SP
CEP 08021-580 Telefone: (11) 2297 5969

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO