segunda-feira, 18 de agosto de 2014

MAIS EDUCAÇÃO

A permanência no mundo de forma consciente
significa saber intervir e não apenas constatar

Interações para um bem viver na escola,
política de procedimentos intersetorias
para proteção social, intervenções
sociais do ciclo autoral

O cerne da participação nas ações para bem viver e suas interações na escola, no território, na comunidade e no mundo passa pela compreensão de aprender de forma compartilhada. Isso supera a ideia de que participação é a soma de participações individuais.
Atuantes e ativos nesse ano de 2014, com um trabalho de mais 05 anos em escolas públicas nós, da Fundação Tide Setubal, nos itinerários formativos com educadores e educandos e, atualmente, também com professores orientadores de informática educativa, no denominado Ciclo Autoral, que abrange o 7º ao 9º ano do Fundamental que demanda dentre outras ações a orientação de projetos com potencial de intervenção social desde o ciclo interdisciplinar, percebemos a importância de uma significativa mudança de paradigmas em relação a projetos curriculares, que passam a ter como pressupostos a responsabilidade na e pela sociedade / localidade, com estímulos para que o educando possa intervir nos espectros familiar e escolar, no sentido de alimentar e gerar potências para tornar as condições sociais mais justas.
A porosidade da escola em relação ao território permite, no âmbito do desenvolvimento humano, a proposta pedagógica do Ciclo Autoral, ciclo fundamental II, na qual a solidariedade e a pluralidade ecológica é alimentada pelo exercício da responsabilidade e do co – ativismo autoral em processos de olhar, pensar, pesquisar e geoprocessar o território, numa dinâmica de geografia humana, apropriação e manejo do conhecimento cultural, amplificando a consideração de uma transformação social também para o ensino médio.
Envolver a leitura, análise crítica e produção, além de trabalhar educativamente a busca de resoluções de problemas, educandos, ao se apropriarem de diferentes linguagens (corporal, científica, gráfica, lógica matemática e lógica verbal), estruturam e elaboram Trabalhos Coletivos Autorais idealizados como forma devolutiva à problematização da comunidade local.
Para que essa porosidade escola - território seja profícua é necessária a concomitância de provocações extra – perceptivas dos docentes e coordenadores para que haja “interações para um bem viver na escola”, além de um engajamento, sobretudo dos gestores no fortalecimento de redes,  micro – redes e pontos de Proteção Social.
Sim, o corpo docente é importante, até em relação ao cuidar do corpo da criança – adolescente – jovem e suas vulnerabilidades sociais, suscetível também aos apelos e fetiches de alimentações comprometedoras e à sedução de se tornar somente passageiro nessa vida, ser conduzido e não conduzir de fato, o que exige trabalhar, integrar e orientar para que eles se sintam fortalecidos e exerçam o papel de pilotos dessa rede. Ou seja, o corpo é que deve passar a movimentar a rede e não somente a rede ser a condutora nessas vias de descobrir o mundo.
Observamos que nesses processos a transdisciplinaridade tem papel preponderante. Segundo Morin “transdisciplinaridade significa mais do que disciplinas que colaboram entre elas em um projeto com um conhecimento comum a elas, mas significa também que há um modo de pensar organizador que pode atravessar as disciplinas e que pode dar uma espécie de unidade, ela é profundamente integradora e, para que haja transdisciplinaridade é necessário um pensamento organizador. O que Edgard Morin chama de pensamento complexo, se não há um pensamento complexo, não pode haver a transdisciplinaridade”.
Transdisciplinaridade é algo bem mais integrador, poderíamos usar como exemplo a ecologia que se utiliza de várias ciências (sociologia, biologia, geografia, botânica, etc.) para constituir uma unidade complexa a ser estudada.
Com certeza o passo para a transdiciplinaridade são as composições interdisciplinares que combinam duas ou mais disciplinas. Isso se configura uma pré – disposição política pedagógica em sintonia com o caráter idealizador dos educadores e a criatividade dos educandos, fatores preponderantes para inovar e potencializar a fusão entre o território, o currículo, a cultura, a arte e a comunicação. 


Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

NCC São Miguel no Ar

Galpão de Cultura e Cidadania
Rua Serra da Juruoca, nº112
Jardim Lapenna - São Miguel Paulista
São Paulo - SP
Telefone: (11) 2956 0091
E-mail NCC: projetosmnoar@gmail.com

Fundação Tide Setubal

Rua Jerônimo da Veiga, 164 - 13° andar CEP 04536-000 Itaim Bibi - São Paulo - SP Telefax: (11) 3168 3655
E-mail: fundacao@ftas.org.br

CDC Tide Setubal

Rua Mário Dallari, 170
Jd. São Vicente - São Miguel Paulista
São Paulo - SP
CEP 08021-580 Telefone: (11) 2297 5969

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO